PRINCÍPIOS DE PROSPERIDADE- INVESTINDO NO MINISTRO

Por Pastor Patricio (Ministério Profético Restituição)
II Reis 4:8-118 “Certo dia, Eliseu foi a Suném, onde uma mulher rica insistiu que ele fosse tomar uma refeição em sua casa. Depois disso, sempre que passava por ali, ele parava para uma refeição.9 “Em vista disso, ela disse ao marido: “Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus.10 “Vamos construir lá em cima um aposento de tijolos e colocar nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina para ele. Assim, sempre que nos visitar ele poderá ocupá-lo”.11 “Um dia, quando Eliseu chegou, subiu ao seu quarto e deitou-se”.
I-A Sunamita reconheceu no homem o chamado de Deus (Elizeu)Um representante de Deus na terra com características, qualidades muito especiais e se sentiu motivada a semear n’Ele (V. 9) “ Em vista disso, ela disse ao marido: “Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus”.
II-Ela sabia que não estava investindo em qualquer coisa por influencia alheia era uma decisão pessoal, buscava sempre uma oportunidade de poder aplicar sua inversão. Ofertas a ministros são investimento (V.8) “Certo dia, Eliseu foi a Suném, onde uma mulher rica insistiu que ele fosse tomar uma refeição em sua casa. Depois disso, sempre que passava por ali, ele parava para uma refeição”.
Alem d.os ricos pratos de comida que ela lhes dava ela vê a oportunidade de fazer um investimento maior e em concordância com seu marido decidem aplicar recursos maiores na vida do ministro (V.10) “Vamos construir lá em cima um quartinho de tijolos e colocar nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina para ele. Assim, sempre que nos visitar ele poderá ocupá-lo”.(2 Co. 9:6) “Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente”.
O valor do investimento no ministro começou com uma refeição e aumentou proporcionalmente de acordo com a visão que ela tinha do homem em quem estava investido (homem de Deus) pense no valor que poderia ter custado a construção, cama nova, candeeiro, cadeira, mão de obra, materiais, as boas ofertas e as coisas boas nunca são baratas e Deus nunca esperou de nós aquilo que nada nos custa (Mc.12:42-44) 42 “Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. 43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; 44 Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento”.
2Sm.24:24 “Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR meu Deus holocaustos QUE NÃO ME CUSTEM NADA. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata. (II Samuel 24 : 24).
O significado de oferta :Dádiva, holocausto, presente, sacrifício.Êxodo 22:29 Trazer as melhores ofertas; 25:1 Fala aos filhos de Israel que me tragam ofertas; 35:29 – Trouxeram ofertas ao Senhor voluntárias, todo homem e toda mulher.
Quero lhe mostrar biblicamente que entre os tipos de oferta que a bíblia relata a oferta investida no ministro tem um tremendo poder que a bíblia chama de: credito a favor de quem dá.Filipenses: 4:16-17 porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez , mas duas, o bastante para as minhas necessidades.Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito.Isto quer dizer que o crédito cai na conta de quem investe no ministro de Deus.Tudo que se constrói sonhos, projetos, conquistas sempre terá um preço a ser pago e quanto maior o tamanho do que se espera alcançar maior serão o investimento.Até unção na vida de um homem pode ter sido de graça mas não foi barata se pagou um preço.A Sunamita não olhou para o custo da oferta ela olhou sobre quem estava investindo a oferta (profeta Eliseu).Encontramos também que o próprio Jesus Cristo tendo sido reconhecido como Ministro e representante de Deus na terra, recebeu a ofertas e donativos: Mateus:2:11 “Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe.Prostrando-se,o adoram; e abrindo os seus tesouros , entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Encontramos mais adiante na escrituras, sendo servido e honrado”.
Lucas:7:44 “E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta porém me enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meu pés”.
A mulher Sunamita possuía características que todo ofertante precisa ter para permitir uma atitude de compromisso de quem recebe a oferta.Ela era abnegada, desprendida, devotada, desinteressada, dedicada ao próximo. (2 Reis.4:12-14) “Então, disse ao moço Geazi:Chama esta Sunamita. Chamando-a ele, ela se pôs diante do profeta. Este dissera ao seu moço: dize-lhe:Eis que tu nos tem tratado com muita abnegação;que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale ao teu favor ao rei ao comandante do exercito? Ela respondeu: Habito no meio do meu povo”.
Existe um principio espiritual de retribuição daquele que recebe para quem dá (Lc. 6:38) “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo”.
E foi exatamente neste principio que o profeta Elizeu se sente inspirado pelo principio divino da palavra para ativar a benção sobre a vida da Sunamita e tendo indagado seu servo Geazi do que ela precisava lhes solta a benção (2Rs. 4:16,17) “E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. E disse ela: Não, meu SENHOR, homem de Deus, não mintas à tua serva. 17 E concebeu a mulher, e deu à luz um filho, no tempo determinado, no ano seguinte, segundo Eliseu lhe dissera”.
Note que o investimento desta mulher era um investimento a longo prazo, todas as ofertas (sementes) não crescem no mesmo período de tempo (Gl.6:9,10) “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. 10 Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé” (ministros da fé).
A palavra lançada pelo profeta foi a chuva que regou a semente e que uma vez liberada no reino espiritual causou o efeito na semente que a mulher investiu no profeta, Deus esta comprometido porque a palavra já esta escrita (2 Co. 9:6-8) “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. 7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;”
O investimento da sunamita foi a longo prazo sem ela saber. Vejamos os resultados do investimento:1. Tornou-se conhecida de Deus através do profeta2. A intimidade com o marido foi ativada 3. Não tinha filhos e ao cabo de um ano já o tinha4. O filho que ela teve era filho de resultado de investimento, portanto era filho protegido (2Rs. 4:32-37) “E, chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama. 33 Então entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao SENHOR. 34 E subiu à cama e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu. 35 Depois desceu, e andou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele, então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos. 36 Então chamou a Geazi, e disse: Chama esta sunamita. E chamou-a, e veio a ele. E disse ele: Toma o teu filho. 37 E entrou ela, e se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra; e tomou o seu filho e saiu”.5. Passou a ser conhecida e reconhecida pelo rei da época (2Rs. 8:4-5) “Ora o rei falava a Geazi, servo do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito. E sucedeu que, contando ele ao rei como ressuscitara a um morto, eis que a mulher cujo filho ressuscitara clamou ao rei pela sua casa e pelas suas terras. Então disse Geazi: Ó rei meu senhor, esta é a mulher, e este o seu filho a quem Eliseu ressuscitou”.6. Todos os bens que ela deixara para traz enquanto ela esteve na terá dos filisteus por causa da fome, desde o dia que saira por espaço de sete anos lhe foram restituídos acrescentado de juros tanto as suas propriedades como seus bens (2Rs. 8:6) “E o rei perguntou à mulher, e ela lho contou. Então o rei lhe deu um oficial, dizendo: Faze-lhe restituir tudo quanto era seu, e todas as rendas das terras desde o dia em que deixou a terra até agora”.7. Tudo começara na vida desta mulher primeiro reconhecendo no profeta Elizeu um homem de Deus, dando inicialmente um prato de comida e mais tarde a construção de um aposento, que resultou em credito a favor dela e de sua família.
CONCLUSÃO:
Hebreus 6:10 “Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis”.
1Co. 16:2) “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar”.
Provérbios 11:24 “Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda”.
Provérbios 21:26 “O cobiçoso cobiça o dia todo, mas o justo dá, e nada retém”.
Salmos 37: 25 “Característica de um homem justo é sempre estar disposto a investir em seus ministros. Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão”.
HALLELUJAH!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem, deixe aqui seu comentário.