8 sinais de aviso de uma fé tóxica


Por J. Lee Grady

Nós todos queremos desfrutar de uma vida espiritual saudável. O triste é que os aditivos que muitos de nós são estéreis perigoso.


Depois de Eliseu viu Elias subindo ao céu, o profeta foi até a cidade de Jericó e fez seu primeiro milagre. Os homens da cidade enfrentou uma crise ambiental: A água estava contaminada, é provável que o enxofre e outros produtos químicos que caiu como chuva sobre Sodoma e Gomorra nos anos anteriores. Estes venenos havia deixado a terra estéril (cf. 2 Reis 2:19-22), eram susceptíveis de afectar as pessoas e animais e plantas.

Então Eliseu realizou um ato ousado e profético. Ele jogou água salgada e proclamou: "Assim diz o Senhor: Eu tenho curado destas águas, e não haverá mais morte ou doença" (v.21). O anúncio trouxe cura imediata.

Esta história escura no Antigo Testamento nos dá um exemplo do poder do evangelho. A mensagem de Jesus Cristo nos cura. O Espírito Santo dá a vida, onde reinou a morte. Neutraliza venenos causando a esterilidade espiritual. Ele equilibra o nível de pH (alcalinidade da água) para que o crescimento espiritual e vitalidade possível.

Nós todos queremos desfrutar de uma vida espiritual saudável. A triste verdade é que os aditivos que muitos de nós são estéreis perigoso. Nós acreditamos que um evangelho diferente, uma adornada com o legalismo, uma religião baseada em ações e salvação pelas obras, quando somente Cristo é a nossa única fonte de vida.

O próprio Jesus se refere a estas toxinas como o "fermento dos fariseus" (Lc 12:1). Ele nos disse que o tipo de religião dos fariseus, que parecia boa de fora, era mortal e contagiosa.

Já peguei? Ao analisar estes oito características de um espírito religioso, você pode fazer seu próprio teste de pH.

A mente religiosa vê Deus como sendo frio, áspero, distante, rigoroso e exigente, e não como um Pai amoroso e acessível. Quando baseamos nossa relação com Deus na nossa capacidade de executar serviços espiritual, negar o poder da graça. Deus não nos ama porque orar, ler a Bíblia, ir à igreja ou a testemunhar, apesar de milhões de cristãos acreditam que Deus não se importa se eu jogar essas e outras obrigações a perfeição. Portanto luta para encontrar a verdadeira intimidade com Jesus.

Um espírito religioso dá ênfase a fazer obras para mostrar aos outros que Deus aceita. Nós nos iludir em acreditar que podemos ganhar a aprovação de Deus através de um código de vestimenta, certas disciplinas espirituais, nomeadamente, os estilos de música ou até mesmo posições doutrinárias.

Um espírito religioso desenvolve as tradições e as fórmulas para alcançar as metas espirituais. Nós confio em nossas liturgias, políticas ou confessionais homem de programas feitos para obter resultados que só Deus pode dar.

Um espírito religioso torna-se escuro, cínico e hypercritical. Isto pode azedar completamente uma casa ou uma igreja. Então, quando eles expressam a verdadeira alegria e amor, eles se tornam uma ameaça para aqueles que perderam a simplicidade da verdadeira fé.

Um espírito orgulhoso e religiosas isoladas, pensando que sua justiça é especial e não pode associar com outros crentes que têm padrões diferentes. As igrejas têm permitido que essas atitudes se tornar elitista perigosamente vulnerável à fraude ou práticas ocultas.

Um espírito religioso desenvolve atitude grave e crítico para com os pecadores, mas aqueles que ingerir esse veneno, combatendo hábitos tipicamente pecadores que não se pode admitir a ninguém. As pessoas religiosas raramente interagem com eles, porque não querem que sua contaminação moral superior a partir deles.


Um espírito religioso rejeita a revelação progressiva e se recusa a aceitar a mudança. É por isso que muitas igrejas tornam-se irrelevantes para a sociedade. Eles se concentram tanto no que Deus fez 50 anos atrás, que ficam presos em uma era e não é possível avançar quando o Espírito Santo começa a dar um novo entendimento. Quando os grupos religiosos se recusam a mudar com a nova orientação de Deus, tornam-se "odres velhos", e Deus deve encontrar os navios mais flexível que estão dispostos a implementar as mudanças.

Um espírito religioso persegue aqueles que discordam de sua auto-justos e irritado toda vez que a mensagem da graça para levar sua ameaça religiosa. Uma fofoca uso irritado religiosa e calúnias para difamar os outros e talvez até mesmo usar a violência para provar seu ponto.


Na verdade, Jesus advertiu seus discípulos: "você para fora das sinagogas, e virá o tempo quando quem mata você vai pensar que ele está oferecendo o serviço a Deus" (João 16:2).

Se o veneno da religião tem maculado sua caminhada com Deus, pedir-lhe para outorgar-lhe um novo entendimento da Sua graça em sua mente estéril, e esperamos a sua nova vida fluindo através de você.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem, deixe aqui seu comentário.