Eu quero Deus



Por Daniela Borja Bessa


Quantas vezes você já ouviu tais frases: ?Preciso de Deus! Eu quero é Deus! Quero conhecer a vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita! Tudo o que eu preciso è conhecer a Deus!?Mas, por que conhecer a Deus é importante? Ou, quem é Deus? Paulo, na carta aos filipenses, mostra que o desejo de conhecer a Deus é que o movia. Mas, o que ele entende por conhecer a Deus? Nos capítulos 3 e 4 de Filipenses, vamos perceber algumas advertências e ordens de Paulo aos cristãos de Filipos, mas vamos perceber, também, que Paulo se coloca como exemplo, como alguém cujo comportamento poderia ser imitado, especialmente, quanto a seu desejo por Deus. Tanto nas advertências, como no seu exemplo pessoal, Paulo mostra quem é Deus para ele e nos leva ao desejo de conhecer o Senhor. 1.Alegre-se no Senhor?Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês.? (Fp 3.1)?Portanto, meus amados irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados! (Fp 4.1)?Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!? (Fp 4.4)Paulo começa o capítulo 3 estimulando os irmãos à alegria. Alegria vem de corações gratos, satisfeitos e confiantes. Por que se alegrar? Por causa do Senhor! Dele vem nossa força, d´Ele vem nosso renovo, d´Ele vem nosso sustento, d´Ele vem nosso ensino, d´Ele vem nossa paz e, quanta coisa vem d´Ele! Tiago diz que ?toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes? (Tg 1.17). Mas, será possível se alegrar quando só se enxergam sombras, quando enfrentamos tantos obstáculos, quando a esperança parece que vai embora? Sim, é disso que Paulo está falando. Ele estava preso e, ao invés de se lamentar, ele consola os irmãos de Filipos e os recomenda a permanecerem firmes no Senhor, a não se deixarem levar pelas circunstâncias, a olharem para o Deus que traz a provisão, para o Deus que cuida, para o Deus que está presente junto dos que o buscam, a se alegrarem por quem Deus é. Interessante é perceber o complemento do verbo alegrar: no Senhor ou em quem Deus é. A alegria não está presa às circunstâncias, ela está firmada no Senhor Deus!Para isso, é fundamental que o conheçamos. 2.Busque conhecer Jesus?Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo e ser encontrado nele, não tendo a própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos? (Fp 3.7-11)Você já ouviu falar de pessoas que abriram mão de privilégios por causa de Jesus? Paulo é um desses exemplos: ele era hebreu de hebreus, irrepreensível na lei judaica, zeloso da tradição religiosa de seus pais, mas, quando ele conheceu Jesus, ele descobriu que havia encontrado o que era mais precioso, diante de quem todo o resto era desprezível. Não era sua origem familiar, não era seu zelo religioso o que era importante; o mais precioso era Jesus. E conhecer a Jesus era a condição fundamental para que Paulo vivesse uma vida aceitável diante de Deus. Como nós cantamos: ?Não importa o que vão pensar de mim, eu quero è Deus?, Paulo também diz: ?Quero conhecer a Deus?. Mas, o que significa isso? Significa conhecer o evangelho: os sofrimentos, a morte, a ressurreição de Jesus, que trazem nova vida pelo Espírito Santo. Para que conheçamos alguém é preciso nos relacionarmos com ele, é preciso buscarmos estar perto, é preciso gastarmos tempo com alguém que queremos conhecer. E é essa a orientação que Paulo dá aos filipenses, tomando a si mesmo como exemplo de alguém que buscava estar com Deus. 3.Imite os bons exemplos?Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. [...] Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos? (Fp 3.12-17)Como descobrir um bom exemplo? Essa tarefa não é das mais fáceis. Geralmente aprendemos pelo exemplo; por olharmos os outros, por ouvirmos os outros acabamos reproduzindo o que eles fazem. Nosso vocabulário, nosso jeito de andar e nosso comportamento acabam se parecendo com o das pessoas que imitamos. Paulo se coloca como exemplo digno de ser imitado para os filipenses. Mas, exemplo de quê? Exemplo de alguém que busca a perfeição, que busca intimidade com Deus, que não se prende aos sucessos e insucessos do passado, que avança, que é amigo da cruz de Cristo. Paulo se coloca como modelo não porque se considerasse melhor que os filipenses, ou mais sábio; ele se coloca como exemplo de alguém que percebe os méritos da cruz de Cristo e que não se envergonha da cruz (Fp 3.20,21). Como aquele hino: ?Sim, eu amo a mensagem da cruz. Até morrer eu a vou proclamar. Tomarei eu também minha cruz até por uma coroa a trocar.? Jesus o tem capacitado a avançar, a buscar a perfeição, a viver cada dia olhando para o Senhor, e é o seu exemplo de confiança em Deus e de perseverança no caminho cristão que Paulo destaca. Questões:1.Alegria seria estar todo o tempo sorrindo? O que você entende por uma alegria que não se prende às circunstâncias? 2.Percebemos à nossa volta que as pessoas têm buscado conhecer Deus. Como essa procura por Deus se manifesta? 3.Para Paulo, o conhecimento de Deus está em conhecer o Evangelho. Explique4.?Diga-me com quem andas e te direi quem és?. Tendo o texto de Filipenses 3.17-21 como referência, explique esse provérbio. Por Daniela Borja Bessa

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem, deixe aqui seu comentário.