Uma bênção abundante


Por Hugo Bouter

Devemos também passo a passo para conquistar a Terra Prometida e reivindicam a herança que nos foi dada em Cristo.


Em 1. Chronicles º 4, vemos que a oração de Jabez sobe para louvar o seu Deus, o Deus de novo ele tinha encontrado. Como lemos nestes versos, ele
invoca o Deus de Israel. Isto confirma o pensamento de que como um estrangeiro que ele se juntou a Nação de Deus e havia encontrado refúgio no Deus de Israel, como nos tempos antigos que fizeram Raabe e Ruth. Jabez sabia que estaria seguro sob a proteção deste Deus, o Deus vivo e verdadeiro, é assim confiou inteiramente a Ele em oração
Este homem é um testamento a sua grande fé.

Jabez história começa com dor e tristeza. A palavra "dor" é usado doze vezes. Sua mãe havia lhe dado o nome de Jabez (causando dor), porque ela havia dado à luz muito sofrimento (v. 9c). Pedidos de oração de Jabez para ser poupado do mal do mal (v. 10d). Mesmo quando era uma criança nascida de dor, ele foi destaque entre seus irmãos. Nós lemos que ele era ainda mais ilustre do que seus irmãos
(v. 9a). Jabez nos faz pensar de Benjamin, que foi chamado por Raquel "filho da minha aflição", mas quem Jacó chamou "filho da minha mão direita" (Gênesis 35:18). O sofrimento ea dor são conseqüências do pecado humano ( "na tristeza tu à luz filhos", Gênesis (3:16).

Mas estes sofrimentos estavam ainda a glória: a glória de Deus revelado em toda a terra, a glória da mão direita de Deus, agora é real com a fé. Isto era verdade para Benjamin, como aconteceu com Jabez. Mas acima de tudo, aplica-se ao Senhor Jesus, nós, cristãos, também.

Os sofrimentos da cruz foram seguidos pela exaltação de Cristo sentado à direita de Deus no céu. Como crentes, somos também chamados a participar nos sofrimentos de Cristo, e porque o Espírito de glória repousa sobre nós, sabemos que um dia seremos glorificados com Cristo (1. Pedro 4:13,14).


Vamos considerar alguns detalhes da oração de Jabez. Podemos dividi-lo em cinco partes: A primeira parte é: "Ah, se você me der benção ...!"
Jabez reconheceu que o Deus de Israel, que ele estava se referindo era a fonte de toda a bênção. James também nos ensina: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, do Pai das luzes ..." (Tiago 1:17). Jabez, ciente disso, tinha muita fé e poderia, então, rezar para uma bênção ricos. Sem dúvida, a sua fé não era negligenciada.

O mesmo se aplica a nós. Nosso Senhor, em Sua graça, nos deu a vida e vida em abundância (João 10:10). Como cristãos, sabemos que somos abençoados com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo (Efésios 1:13).

Tudo isso nos leva a considerar a segunda parte. Jabez orou para que seu território foi alargada. Cristo se fez pobre para nos enriquecer. Nele, o homem em pé à direita de Deus, temos uma herança celestial.

Temos um rico campo de bênçãos espirituais e eternas nos lugares celestiais, uma casa muito melhor do que a terra de Canaã. Neste sentido, todos os crentes são "ricos" que esperam uma ampliação do seu território. Encontramos um belo exemplo da presente no Velho Testamento, quando Josué foi prometido: "Eu tenho dado, como eu disse a Moisés, todo lugar que pisar a planta do seu pé" (Josué 1:3). Devemos também passo a passo para conquistar a Terra Prometida e reivindicam a herança que nos foi dada em Cristo.

Quando Ele nos dá a vitória sobre nossos inimigos, podemos dizer como Isaac: "Pois agora o Senhor prosperou, e crescer na terra" (Gênesis 26:22 c).

Neste sentido, é que Jabez queria expandir seu território. Acsa, filha de Calebe, teve um desejo semelhante. Ela também pediu para a terra e as fontes de água (Josué 15:18,19; Juízes 1:14,15). E ela foi dado o que ele pediu. Da mesma forma que lemos aqui sobre Jabez: "E Deus lhe concedeu o que ele pediu." Deus quer abençoar, é seu desejo, porque Ele nos vê em Cristo, bem-vindo.

Em terceiro lugar, Jabez implora a Deus: "... e se a tua mão for comigo ..." Ele não confiava em sua própria força ou o conhecimento, mas baseava-se na ajuda e orientação de Deus. Ele queria ser levado pela mão de Deus, para que lugares, por assim dizer-lhe a mão na mão de Deus. Jabez estava bem ciente dos milagres que aquelas mãos poderosas eram capazes de fazer. Com a "mão forte" Israel foram libertados do Egito e trazido para a terra de Canaã (Êxodo 6:1, 14:8). Será que a mão do Senhor pode ser reduzido? (Números 11:23). "A mão de Deus é para o bem a todos os que o buscam" (Esdras 8:22).

Temos colocar a mão na mão de Deus? Não reconhecemos que Deus está do nosso lado e que, portanto, todos os poderes que a assediar-nos de volta? (Romanos 8:31).

"E me do mal" é a quarta parte da oração de Jabez. Esta expressão pode ser interpretada de duas maneiras: o mal como pecado ou mal, como algo que nos fere, por exemplo, qualquer coisa desagradável,. Nós não seremos salvos sempre receber dano. Para os israelitas, no entanto, a prosperidade terrena foi um claro sinal do favor de Deus. Quando um israelita era protegido do mal, isso significava que a mão de Deus estava sobre ele. Para nós que somos cristãos, as coisas são muito diferentes e que as nossas bênçãos pertencem a outro nível, tem uma espiritual e celestial. No entanto, como discípulos de Cristo, também devemos orar por nós para ser salvo da tentação do mal e entregue (cf. Mateus 6:13). Como para o mal, no sentido de atitudes e cometer atos pecaminosos, também é nossa responsabilidade longe de tais males (cf. Jó 1:1).

Todos estes conceitos podem ser aplicados para a quinta parte da frase: "Para mim não prejudicar" ou "não me causa dor" (VM). É muito triste que as pessoas dão para o mal e, em seguida, ser perfurado com muitas dores (1. Timóteo 6:10). O Senhor nos proteger de tudo isso, mas nós andamos com ele, mas nós vivemos em um prédio sujeito à vaidade, em um vale de lágrimas e dor, por isso, mais cedo ou mais tarde, encontramos os nossos caminhos de dores e tristezas .


Mas, se nos entregarmos ao Senhor, nunca mais vai nos fazer mal "dor".

A Oração de Jabez, o que certamente tem muito a nos ensinar, foi respondida. O versículo 10 conclui: "E Deus lhe concedeu o que ele pediu." Deus ouve nossas orações: estamos absolutamente certos. É a mensagem de feliz que ressoa nestas palavras finais, e que nos incentiva a seguir o exemplo de Jabez!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem, deixe aqui seu comentário.