Libertação do Entretenimento e da Procura de Motivações para Buscar ao Senhor

 
Oláá meus amados irmãos, que a Paz que só vem do Senhor Jesus seja com vocês! Meus irmãos eu estou muuuuuuito, muuuuito feliz! O Senhor deu a mim e a vocês um presente maravilhoso, uma cestona cheinha de flores para eu entregar a cada um de vocês!! Cada uma dessas flores é uma Palavra, uma revelação que ele acaba de nos dar... é, talvez, um dos textos mais "motivadores" do século! Muito se fala em motivação, motivação para estudar, para trabalhar, para ler a Bíblia. Dessa vez teremos o privilégio de entender muuito bem essa questão, graças ao Espírito Santo que nos guia. Vamos começar lendo um texto muito abençoador da Palavra de Deus (sinta-se à vontade para acompanhá-lo também pela sua Bíblia). Ele está em Cantares e servirá de base para a preciosidade sobre o que conversaremos a seguir =)! Só para auxiliar na compreensão do texto, no livro de Cantares há a descrição de um relacionamento entre um homem e uma mulher, frequentemente comparado com o relacionamento de Jesus com a Sua Igreja. Sabendo disso, vamos ao texto. (Advertência: tente ler esse post sem pressa, ou você não entenderá nadinha).

Cantares 5
2 Eu estava quase dormindo, mas o meu coração estava acordado. Escutem! O meu amado está batendo.
3 Já tirei a túnica; terei que vestir-me de novo? Já lavei os pés; terei que sujá-los de novo?
4 O meu amado pôs a mão por uma abertura da tranca; meu coração começou a palpitar por causa dele.
5 Levantei-me para abrir-lhe a porta; minhas mãos destilavam mirra, meus dedos vertiam mirra, na maçaneta da tranca.
6 Eu abri, mas o meu amado se fora; o meu amado já havia partido. Quase desmaiei de tristeza! Procurei-o, mas não o encontrei. Eu o chamei, mas ele não respondeu.
7 As sentinelas me encontraram enquanto faziam a ronda na cidade. Bateram-me, feriram-me; e tomaram o meu manto, as sentinelas dos muros!

O texto mostra uma mulher que após se deitar e lavar os pés, ouviu o seu amado batendo à porta. Quando isso aconteceu ela não quis abrir, com um certo desinteresse dizendo "Já tirei a túnica; terei que vestir-me de novo? Já lavei os pés; terei que sujá-los de novo?" , até que algo diferente aconteceu e ela enxergou a realidade: o seu amado colocou a mão pela abertura da tranca e só de ver a sua mão a mulher repentinamente muda de idéia, dizendo "Levantei-me para abrir-lhe a porta; minhas mãos destilavam mirra, meus dedos vertiam mirra, na maçaneta da tranca." A avidez que ela teve pelo amado dessa vez foi tão grande que se esqueceu de qualquer vaidade e sua mão destilava mirra, que era uma resina preciosíssima no oriente. Essa mulher pode ser comparada a cada um de nós. Muitas vezes estamos fazendo coisas que não edificam, como por exemplo, assistindo o programa favorito na TV ao invés de ler a Palavra. Sentimos claramente o Espírito Santo nos compelindo a abandonar aquela atividade para ir buscar ao Senhor, mas como aquela mulher respondemos "Anem... eu ja li ontem, vou ter que ler hoje de novo? Anem.. eu nem assisti essa novela sobre os deuses da Índia ontem agora eu tenho que assistir pra saber o que aconteceu.... Anem eu to com sono... Anem, amanhã cedinho prometo que leio!.. Anem.. Anem...". Mas se a gente tivesse a oportunidade de ver apenas a mão do nosso amado, esqueceriamos de tudo, abandonariamos tudo e correriamos para seus braços. Já pensou se a mulher de Cantares tivesse aberto a porta logo de cara, sem ficar buscando motivação para isso? Seria uma experiência maravilhosa e incomparável...mas não foi o que aconteceu. Infelizmente ela abriu a porta tarde demais: "Eu abri, mas o meu amado se fora; o meu amado já havia partido. Quase desmaiei de tristeza! Procurei-o, mas não o encontrei. Eu o chamei, mas ele não respondeu.
As sentinelas me encontraram enquanto faziam a ronda na cidade. Bateram-me, feriram-me; e tomaram o meu manto, as sentinelas dos muros!".

Isaías 55
6 Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.
Trataremos agora acerca da motivação para buscar ao Senhor e eu contarei uma breve parábola para auxiliar o nosso raciocínio. Clique para ler o post completo! A teoria que veremos a seguir é tão maravilhosa e verdadeira que não se aplica apenas a buscar ao Senhor, mas servirá de estimulo para fazer qualquer coisa que valha mais a pena em relação a outras, com estudar ao invés de brincar, amar ao invés de odiar, crer ao invés de duvidar, etc.
Parábola
Era uma vez um jovem que morava em um deserto. Ele havia nascido alí e todas as experiências que ele havia tido na vida se limitavam àquele lugar. Esse jovem se alimentava do alimento que encontrava no deserto, o que geralmente era palma, uma espécie de cacto que nascia nesse clima, alimento que ele já estava acostumado a comer para sobreviver. Certo dia esse jovem avistou, a uma certa distância, uma fábrica de chocolate nesse deserto. Ele nunca havia sentido o gosto do chocolate em sua vida, mas sabía que era uma comida.
Nessa situação, o jovem até queria ir até a fábrica para comer esse chocolate, seria algo vantajoso para ele, seria um alimento a mais. Mas como essa fábrica não estava tão perto, ele tentou buscar motivação para ir até lá, tentando imaginar o sabor do chocolate, a experiência de se obter a vantagem de ir até lá e comer aquele chocolate. Imaginou... pensou... e chegou à conclusão de que não valeria muito a pena, afinal para que ir até lá se ele tem palma logo alí ao lado dele? "É muito mais cômodo ficar", ele pensou, "ninguém caminha no deserto a toa". Acabou que no fim das contas ele não foi lá na fábrica e viveu o resto da vida pensando que era feliz para sempre, comendo palma, ao invés de chocolate.
Para nós, que já provamos o sabor do chocolate, o jovem cometeu uma grande loucura. Para ele, não. Vamos entender. Começaremos tentando definir motivação.
Considerando que uma pessoa só procura motivação para algo que ela sabe ser vantajoso e que ninguem procura motivação para fazer algo que sabe ser desvantajoso, Motivação é a razão para fazer algo que se sabe ser bom, mas sobre o que há um desconhecimento, uma falta de vivência, do porquê ser bom ou do quanto é bom. Ou seja: quem não tem motivação pode até saber as vantagens da ação, mas não as conhece profundamente. O remédio rápido para isso seria conhecer profundamente, experimentar a vantagem da ação. Mas aqui encontramos um grave problema: quem busca motivação para determinada ação estabelece como pré-requisito para efetuar a ação o conhecer a experiência da vantagem dessa ação (do mesmo jeito que o jovem da parábola queria conhecer primeiro a experiência de sentir o sabor do chocolate). Mas a verdade é que por mais que essa pessoa busque e tente e tente entender, ouça ou pense sobre isso, ela nunca, NUNCA, compreenderá perfeitamente a vantagem da ação, porque ela ainda não teve essa experiência, não viveu essa ação na pele. Isso aconteceria com uma experiência real e pessoal com a ação, mas isso dificilmente acontece porque a pessoa sempre estabelece como condição para a ação o fato de estar motivada. Sendo assim, quem é guiado pela busca de motivações está perdido!!! Não sai do lugar nunca!... Mas espere... suponhamos que, de alguma forma, essa pessoa crie um pensamento que a motive para a ação.... e aí, funciona?? Sinto muito... Ainda que isso aconteça, nós podemos afirmar, com certeza, que essa pessoa está se baseando em uma ilusão! Ela não está baseada na experiência real com a vantagem da ação, mas em algo que ela mesma criou sobre essa vantagem.. aí sabe o que acontece? Essa pessoa vai efetuar a ação, mas quando descobrir que a vantagem que ela criou na mente era muito maior do que a vantagem real, se sentirá extremamente DESMOTIVADA!

Ser guiado por motivações é uma das maiores armadilhas que existem no Universo, pois na ação de buscar motivação a pessoa está procurando ter uma experiência que ela não terá enquanto não viver essa ação, e esse viver raramente acontece pois a pessoa estabelece como condição para isso o fato de estar motivada. Conclusão: Quem busca motivação, busca algo impossível de ser encontrado, porque busca a experiência real e profunda com algo que ela não viveu e que não quer viver por estar desmotivada. Não está sendo sábio... está perdido....! E agora José? O que eu faço? Calma... vamos introduzir agora um conceito: o conceito de INCOMPARÁVEL. Vejamos..

O fator spin
Um dia eu estava conversando com um amigo que é físico sobre o elétron (pra quem sentou no fundão na época da escola: o elétron é uma particula que não se pode ver a olho nu. Sendo bem grosseiro, é uma bolinha beeem pequenininha). Ele me disse que o spin do elétron (o ato do elétron de girar sobre seu próprio eixo, semelhante ao movimento que a Terra faz) não pode ser comparado a um peão girando, como os professores do ensino médio geralmente dizem. Isso porque na verdade o elétron gira tanto no sentido horário quanto no anti-horário ao mesmo tempo!!!!!! Não é mentira, é um fato... mas você não quer acreditar ou não consegue entender porque você está tentando comparar com alguma coisa na sua vida. Você não conseguirá, porque é uma característica própria dele, INCOMPARÁVEL!!! Quando você encontrar uma coisa que gira anti-horário e horário ao mesmo tempo aí você vai dizer "Ahh quinem o spin do elétron" e vai descansar melhor. Quer mais um exemplo? Você não entende o fato de que Deus sempre existiu e que sempre existirá (é infinito pra trás e infinito pra frente). Sabe porque a gente não entende? Porque tudo, tudo sem exceção, que a gente já viu na nossa vida até hoje tem um início e tem um fim. Deus não é assim, Ele é INCOMPARÁVEL... Agora, sabe por que isso tudo acontece? Porque o cérebro trabalha apenas com comparações, é assim que ele funciona. Ele não cria as informações, ele as conhece e as associa, as compara!!!!! Quem nunca viu o roxo nunca vai imaginar o roxo sozinho, do mesmo jeito que você não consegue imaginar nenhuma cor que você nunca viu na vida.. sacou? Pergunte a um cego de nascença e saberá que ele não sonha com cores ou imagens!

Baseado nisso tudo confirmamos com maior propriedade ainda: quem não vive a vantagem de uma ação nunca conhecerá essa vantagem, porque ela é, para ele INCOMPARÁVEL. Essa pessoa pode até saber que a água é inodora, incolor, insípida, que a fórmula molecular dela é H2O, ter conversado com milhões de pessoas que beberam água, mas ele nunca vai saber qual é a experiência de beber água a não ser que ela BEBA!

Vimos que ser guiado pela busca de motivação é o fim! Você não sai do lugar. Se por um acaso sair e conseguir se motivar, pode saber que você está sendo guiado por uma ilusão sobre algo incomparável, o que pode te desmotivar mais ainda no futuro, quando você perceber que nada do que você pensou era verdade. Assim, ser guiado por motivação também é o fim... a motivação é oscilante (tem momentos que você está mais motivado, outros está menos), é ilusória (como discutimos acima) e ainda tem prazo de validade determinado (ela vai acabar assim que você efetuar a ação ou desistir de efetuá-la, no meio do caminho).
Mas afinal, o que eu faço entãoooo??? Simples... não seja guiado pela BUSCA DE MOTIVAÇÕES ou por MOTIVAÇÃO!!!! Seja guiado pela BUSCA PELA VERDADE sobre vantagem da ação que logo em seguida você automaticamente será guiado pela VERDADE sobre essa vantagem. Isso é libertador! Funciona mais ou menos assim... você só pode descobrir verdadeiramente a vantagem de uma ação se você agir. Então seja guiado pela busca de descobrir a verdade sobre a vantagem da ação. Quando você agir e experimentar essa vantagem você descobrirá a verdade e passará a ser guiado não mais pela busca da verdade sobre a vantagem da ação, mas pela própria verdade sobre essa vantagem. Simples assim!

Tomando a mulher de Cantares 5 como exemplo.. ela era guiada por motivações. Não estava nem um pouco motivada a abrir a porta. Ela devia entender que nunca iria adquirir a experiência de ver o amado caso não abrisse a porta. Mas tinha como pré-requisito para abrir a porta o "estar motivada". Se essa mulher fosse guiada pela busca da verdade ela iria abrir a porta, buscando conhecer a incomparável experiência de ver o seu amado. Logo depois de sentir essa experiência ela conheceria algo maravilhoso e seria guiada pelo que ela tinha acabado de ver: a verdade. Diferente da busca da motivação que não te tira do lugar a busca da verdade te estimula a agir! Diferente da motivação que é ilusória, inconstante e perecível, a verdade é constante... eterna =).
A busca pela verdade pode passar por determinadas etapas, e é aí que entra o complexo soro-xuxu-ovomaltine. (Isso mesmo kkkk, e agora eu homenageio um grande amigo e nosso parceiro: o Fernando Ortega do Não morda a maça, que ganhou essa idéia do Espírito Santo.)
1- Primeiramente pode ser que a busca da verdade para você se pareça com tomar um soro no hospital. Tomar soro é bom. Incomoda um pouco, mas sem ele eu não me recuperaria e não é atoa que quando alguém é internado, sempre acaba tomando. É necessário, é bom.
2- Depois, pode ser que a busca da verdade para você, por causa da experiência que você acaba de adquirir, seja como comer um xuxu. Todo mundo fala que xuxu não tem gosto... não incomoda como o soro e faz bem!! Xuxu é bom.
3- A partir de um momento a busca da verdade para você, pela experiência que você acaba de adquirir pela coragem de comer xuxu, passa a ser como tomar um ovomaltine (do Bobs)! E ovomaltine é muuuuito bom!!
Simples assim! Repare que nas situações acima, a única coisa que muda é o pensamento sobre a busca da verdade. Quem tiver fé, e for sábio para valorizar essa busca, já pode direto ver a busca da verdade como tomar um ovomaltine. É muito bom.. é libertador!! Experimenta!
Conclusão: Caso esteja assistindo TV ou participando de qualquer outro entretenimento que convém, mas não edifica nada, e sentir o Espírito Santo te dizendo "vai orar, vai! Num fica nisso aí não, que não vale nadinha..." Seja maanso para obedecer... manso para buscar a verdade disso... nós fomos chamados para ser filhos da obediênciaaa... tranquiilo e calmo. Eu tenho certeza que quem um dia estava assistindo TV e obedeceu essa voz, da próxima vez obedeceu mais facilmente... e se tiver perseverado nessa obediência viveu coisas muito melhores que o entretenimento que estava tendo, que a palma que estava comendo, que o comodismo de não sujar os pés que estava escolhendo. Concluo esse post perguntando para você:
Vale a pena?
Eu respondo.. vale, e você literalmente nem imagina o quanto! E ainda mais em especial, em relação à busca de Deus. Sabe porque? Muitas pessoas lutam pelos seus sonhos...só que com você será diferente. Fazendo isso você não estará lutando pelo seu sonho, estará lutando por algo que está literalmente além dos seus sonhos!!!!!!! Muito além de qualquer experiência que você já tenha vivido para que se sonhe com ela. Muito além do avivamento maravilhoso que você consegue imaginar acontecendo quando você buscar mais. Muito além do único sabor semelhante a palma que você conhece. Vale a pena buscar ao Senhor Jesus. Vale a pena buscar conhecer a um Deus incomparável.. Esse é o momento mais precioso da sua vida, o de conhecer o incomparável.
Eu amo vocês. O Senhor nos ama mais. Sejamos mansos em obedecê-lo. Experimentemos isso! Busquemos a verdade disso! É para o nosso próprio bem.
Isaías 55
1 "Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. 2 Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição. 3 Dêem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi. 4 Vejam, eu o fiz uma testemunha aos povos, um líder e governante dos povos. 5 Com certeza você convocará nações que você não conhece, e nações que não o conhecem se apressarão até você, por causa do Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, pois ele lhe concedeu esplendor." 6 Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

No amor de Cristo,
Espírito Santo de Deus através de um Servo de Jesus Cristo o Rei dos Reis.
 
 
 
webmae:
Portais de cidades, bairros, negócios,
criação de sites e lojas virtuais, e-commerce.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem, deixe aqui seu comentário.