A AUTORIDADE DA PALAVRA

por Ray C. Stedman

Nestas últimas semanas tenho aprendido de cinco casos de cristãos, alguns dos quais foram bastante proeminentes líderes cristãos, que sofreram um colapso moral total, tendo feito naufrágios de suas vidas e casamentos. Em cada caso, o primeiro sinal de um desastre iminente, a marca de ida em primeiro lugar dentro de deterioração, foi uma mudança em sua visão da autoridade da Palavra de Deus. Há uma ligação muito clara entre o declínio da moral e da autoridade das Escrituras, e eu gostaria de começar esta mensagem com uma passagem que ressalta que a linha.

Leitura da segunda carta de Paulo a Timóteo, capítulo três, os cinco primeiros versículos, o apóstolo diz:

Mas entender isso, que nos últimos dias virá momentos de estresse. (2 Timóteo 3:1 RA)

Agora, não considero que esta é uma profecia a ser cumprida somente no final da época. "Os últimos dias", como a Sagrada Escritura usa este termo, abrange todo o período da primeira vinda de Cristo para o segundo, isto é, o tempo presente em que vivemos. Paulo simplesmente está dizendo aqui que, durante todo o tempo dos últimos dias virão ciclos recorrentes de angústia. Ele continua:

Para os homens serão amantes de si mesmo, avarentos, orgulhosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, irreverentes, desumanas, implacáveis, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos do bem, traidores, imprudente, inchado de vaidade, amantes dos deleites do que amigos de Deus, mantendo a forma de religião, mas negam o poder dela. Evite essas pessoas. (2 Timóteo 3:2-5 RA)

No restante do capítulo ele passa a indicar dois indivíduos que se encaixam nesse padrão e dar-nos por outro lado seu modo de vida. Em seguida, ele fecha a seção inteira com uma exortação a Timóteo pessoais, começando no verso 12:

Na verdade todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos, enquanto os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganadores e enganados. Mas quanto a você, continue no que você aprendeu e que acreditava firmemente que, sabendo de quem o aprendeste e que desde a infância, você já conhece os escritos sagrados que são capazes de instruí-lo para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça, que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra. (2 Timóteo 3:12-17 RA)

Observe como ele se move a partir do tema da deterioração da fé e do colapso moral para o remédio e uma cura para o crente, uma adesão à palavra de Deus escrita. Como Paulo descreve-lo aqui, a defesa de um cristão em um dia de declínio moral é uma convivência profunda com as Sagradas Escrituras, enquanto Deserção de qualquer fé, que pode ocorrer só é possível pelo abandono destes escritos, na atitude, no mínimo , se não em ato.

Agora, você sabe muito bem que a Palavra de Deus tem sido atacado por muitos séculos. Como um castelo antigo, que tem resistido a muitas agressões. Até ao meio do século 17 esses ataques foram principalmente para o exterior. Isto é, eles eram um assalto de fora por homens que tentaram destruir a Bíblia e não através de métodos diretos. A história está repleta de relatos de Queimadas livro, interditos papais, e mesmo o assassinato de tradutores da Palavra de Deus. Mas esses ataques para fora, contra a Bíblia falhou completamente. No século 18 uma nova abordagem foi feita pelos inimigos da Escritura. Em vez de enviar soldados para atacar o castelo (a reverter para a minha figura), os inimigos da Bíblia enviou operários - Carpinteiros, pedreiros, mestres de obras - que veio oferecer a remodelar toda a estrutura. Eles disseram, na verdade, "Este edifício é um bom e forte. Ele simplesmente precisa de um pouco de renovação, aqui e ali". Eles começaram a reorganizar a estrutura do castelo da Palavra de Deus. Eles drenado o fosso, derrubou o muro, retirou as portas, e quando eles estavam com tudo era muito diferente do que era antes. Não havia mais nenhum castelo, e deixou toda a defesa para aqueles que procuram um refúgio.

Como para qualquer efeito permanente e duradouro sobre a igreja como um todo, este ataque daqueles que ficam nos púlpitos e aqueles que se sentam nas cadeiras em seminários teológicos vontade, e foi um fracasso total. Porque Jesus disse: "Eu edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18 b NVI). Overthrow realmente não vai forçar a Palavra de Deus, não precisamos ter medo disso. Mas, tanto quanto os indivíduos estão envolvidos, é possível que estes ataques contra a Escritura para perturbar a sua fé, e é isso que Paulo nos adverte sobre como ele escreve a seu filho na fé de sua prisão em Roma.

Sem tentar uma exposição desta passagem, gostaria de vos anunciar quatro proposições que eu sinto deve reger o nosso pensamento que nos aproximamos do tema da autoridade das Escrituras, neste século 20. A primeira dessas proposições é a seguinte:

Como cristãos (e eu estou a falar apenas para os cristãos), não temos direito a ter uma visão diferente da Escritura do que aquela realizada pelo próprio Jesus.

Esse é o primeiro fato que devemos ter em mente como chegamos a esta questão da autoridade da Palavra. Dito de outra forma, a autoridade da Bíblia repousa inequivocamente sobre a autoridade do próprio Jesus Cristo. Para ser um cristão de todos os meios que temos plena aceitou a autoridade de Jesus. Se nós não temos, não são cristãos - com exceção apenas no nome. É uma absoluta incoerência dizer que aceitamos o que a Bíblia diz sobre Cristo e rejeitar o que ele diz sobre as Escrituras. Não se pode dizer de Jesus que ele é a imagem do Deus invisível, a expressão corporal da plenitude de Deus, para que nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e conhecimento, e que ele é antes de tudo e por ele todas as coisas subsistem juntos - mas ele está muito errado sobre Adão, Noé, Jonas eo resto do Velho Testamento. Você vê a absoluta incoerência dessa posição? Nós não podemos chamar-lhe Senhor, e dizer que ele tem o direito de escolher os nossos companheiros, e para retirar a nossa linha de trabalho, e para governar a nossa vida em todas as suas atitudes e maneiras - até mesmo para confiar nosso destino eterno em suas mãos -, mas não podemos acreditar quando ele fala da criação do homem, ou a santidade do casamento, ou o pecado de determinados atos sexuais. Somos totalmente incoerente se nós.

Precisamos apenas de ler o Novo Testamento para ver que o Senhor Jesus lança o manto de sua autoridade sobre todo o Antigo Testamento, e, por antecipação, ao longo de todas as new.es Lembre-se, disse ele, falando do Velho Testamento, "o Escritura não pode ser quebrada "(João 10:35 b). Repetidamente ele cita o Antigo Testamento, geralmente os próprios livros e passagens Que dizem os estudiosos estão em disputa. Mas nosso Senhor, recebe-los, cita livremente a partir delas, usa-los como autoridade. Em seu ministério, você se lembra, foi com a Palavra de Deus (a propósito do livro do Deuteronômio, que é muitas vezes sob o ataque) que o nosso Senhor virou o jogo sobre o inimigo quando ele veio para tentá-lo no deserto e totalmente derrotou Satanás em seu ataque sobre ele.

Então há essa notável passagem em Lucas, capítulo 24, quando o Senhor Jesus está falando aos seus discípulos depois da ressurreição, e ele leva-los para a tarefa pela sua incapacidade de crer nas Escrituras. Diz (verso 25):

Homens "Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Não era necessário que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?" E começando por Moisés e todos os profetas, que interpretaram a eles em todas as Escrituras as coisas que diz respeito a si mesmo. (Lucas 24:25-27 RA)

Agora, se estivéssemos a ler que do ponto de vista e na língua de quem está tentando nos dizer hoje que as Escrituras deixam de ser autoritário, gostaríamos de ler, estou com medo, algo parecido com isto:

E começando por Moisés, eu desmistificado todas as legendas para revelar aos seus discípulos: concepções epistemológicas de ser inautêntico.

Mas este tipo de linguagem, tão freqüentemente empregada, hoje, não serve para iluminar o evangelho - ele destrói. Substitui um jargão incompreensível para a palavra claro das Escrituras.

Imagine, por exemplo, sentado ao lado de um selvagem nu em alguma selva sul-americana e tentar explicar conceitos existencial para ele. Você simplesmente não tem evangelho para pregar. Mas é este que está sendo bastante divulgado hoje, como um requisito necessário para a adequada compreensão das Escrituras. Mas isso é uma tolice absoluta.

Ela destrói completamente a mensagem essencial do Evangelho em sua simplicidade. Você pode ser um velho e experiente Christian com um profundo conhecimento da Bíblia, ou você pode ser uma marca de cristãos novos que quase não tem qualquer conhecimento do que diz, e tem muitas perguntas sobre vários aspectos do mesmo, mas se você é um cristão em tudo, e ter recebido a vida eterna através da fé em Jesus de Nazaré, você deve, por isso mesmo, ser também sujeitos à sua autoridade nesta questão de aceitar ou rejeitar as Escrituras. Essa é a primeira proposição.

A segunda é um pouco semelhante e cresce com isso. É o seguinte:

Como cristãos, nós temos o direito de vista das Escrituras, que são diferentes da visão dos apóstolos da Escritura.

Os Apóstolos, como o nosso Senhor, são os nossos professores. Nós não somos dele. É Karl Barth, que diz: "Podemos estar e olhar sobre os ombros dos apóstolos, a corrigir seus trabalhos. Eles é que estão olhando por cima dos nossos ombros, corrigindo nosso trabalho". Os apóstolos, por escrito, no Novo Testamento, em todos os lugares declaram que sua autoridade é apenas a autoridade do Senhor. Eles, também, o repouso da autoridade de suas palavras quadrado em cima da autoridade do Senhor Jesus. Repetidamente, Paulo diz: "Eu vos anunciou apenas o que tenho recebido", (cf 1 Coríntios 15:3). Em outras palavras, esta não é uma mensagem fabricada. Não é algo emprestado esta filosofia, e essa autoridade, e essa maneira de pensar. Não é, diz Paulo, receberam da parte dos homens em tudo. Eu especificamente e declara claramente que ele não tinha de forma alguma receber a sua mensagem de homens, ou até mesmo de outros apóstolos, mas do Senhor Jesus Cristo diretamente (cf, Gl 1:12).

Os Apóstolos, como eles escrevem, estão muito conscientes de que as palavras da mensagem que pregam são as palavras de Deus. Ouça a Paulo quando ele está escrevendo aos tessalonicenses, em sua primeira carta, capítulo 2, versículo 13:

E também agradecer a Deus constantemente para isso, que quando você recebeu a palavra de Deus que ouvistes de nós, a recebestes, não como palavra de homens, mas como ela realmente é, a palavra de Deus ... (RSV 1 Tessalonicenses 2:13)

Há uma declaração clara de que ele estava consciente de falar mais de seus próprios pensamentos, mais de suas próprias idéias, mais do que seus próprios conceitos teológicos. Os apóstolos Considerada umas das outras palavras no mesmo contexto. Não existe essa passagem marcante no Second Pedro 3:15, onde Pedro diz:

E conte a paciência de nosso Senhor como salvação. Assim também o nosso amado irmão Paulo escreveu a você, segundo a sabedoria dada a ele, falando de como ele faz isso em todas as suas cartas. Há algumas coisas em si difícil de entender, que os ignorantes e instáveis torcer para sua própria destruição, como fazem as outras escrituras. (2 Pedro 3:15-16 RA)

Pedro deixa bem claro que eu aceitei os escritos de Paulo como Escrituras Sagradas, ea igreja primitiva aceitou estes escritos apostólicos como a própria expressão do direito Senhor Jesus desde o início. Em vista disso, quando um professor atrás de uma mesa, em Chicago ou Nova Iorque ou Londres, faz um pronunciamento que difere do que Paul ou o Peter ou James ou John disse, em seguida, rejeitá-lo, para que o professor é alguns milhares de quilômetros e cerca de dois mil anos, muito longe para fazer um julgamento adequado e apropriado. Estes homens, que viveu no século 1 º e associado com o Senhor Jesus, que ouviu as suas palavras, e que o ministério no poder em todo o mundo de sua época como transformar a geração em que viveram, sabia muito mais sobre o que Deus pensou e disse que estudava teologia do que todo o homem de hoje. Portanto, nossa segunda proposição é que, no pensamento sobre a autoridade da Palavra, é preciso lembrar que, como cristãos, não temos o direito a uma opinião diferente das Escrituras do que o realizado pelos apóstolos, ou nós não podemos chamar-nos cristãos de forma consistente.

Aqui está a terceira proposição:

Não podemos nunca descobrir as profundezas de idéias da Escritura na vida sem antes aceitar isso como verdade e autoritária.

O que estou dizendo é que devemos primeiro acreditar Escritura, antes de podermos entendê-lo. Enquanto continuarmos a pedir,

"Deve ser aqui essa passagem? É real, é real? Terá sido inserido? É uma lenda? É um conto de fadas? É algo que é apenas o pensamento dos apóstolos e nunca foi na mente de Cristo ?

- Se esta é a nossa abordagem constante então nunca poderemos dar a volta a perguntar: "O que isso significa para mim: O que significa isso? Onde está a sabedoria escondida nessa que eu preciso tão desesperadamente na minha vida?" Os estudantes e pseudo-eruditos que sentem que são uma autoridade final sobre o que deveria estar aqui, e que não deveria estar aqui, nunca parecem ser capazes de compreender o que está escrito. Eles nunca parecem ser capazes de dizer nada sobre as profundezas da Escritura ou o ensinamento de que, para eles excluem-se da compreensão pela sua atitude de julgamento sobre ele.

Deixe-me esclarecer-me: Há, naturalmente, um lugar legítimo para o que é chamado de "crítica textual". Nós não temos os documentos originais das Escrituras disponíveis e, porque não temos, temos de reproduzi-los tanto quanto possível, por uma meticulosa, cuidadosa comparação de um documento com outro. É preciso comparar e decidir o que é o próprio texto. Somos profundamente gratos a estudiosos para o trabalho extremamente minucioso trabalho que tem sido feito neste domínio. A Bíblia inteira foi analisada como nenhum outro livro já escrito, palavra por palavra, letra por letra, para o maior corpo de estudiosos de que o seu conhecimento já concentrada sobre um único assunto. A tarefa tem sido feito, e tem sido bem feito, e que podemos confiar em nossos textos acadêmicos grego e as versões Español cuidado que se baseiam em cima deles. Existem hoje paráfrases que são úteis para a leitura, mas não necessariamente de confiança no âmbito da presente comunicação da verdade, Porque eles são apenas paráfrases. Mas uma versão erudita, como a King James ou a Vulgata, ou alguns dos mais próximos, certamente pode ser confiável.

Evidentemente, há problemas. Certas há pequenas inconsistências nos nossos textos de hoje. Há dificuldades em conciliar Algumas passagens com outras passagens e contas certas com contas paralelas, mas estas são apenas as dificuldades normais que obter quando você tem mais de uma testemunha de um acontecimento, e eles são as diferenças de observação e não as diferenças de fato. Ou elas são falhas na transmissão do texto, arranhões e manchas que põe o tempo em qualquer objeto, que não prejudique a sua beleza, nem afecta a sua utilidade. Os textos que temos, portanto, não pode ser confiável.

Mas a minha questão é esta: Não podemos entender a Bíblia até que nós acreditamos que em primeiro lugar. Você não pode entender a física nuclear, a menos que, primeiro, acreditar que os axiomas subjacentes têm a ver com essa esfera do conhecimento humano. Você não pode entender a química, a menos que estejam dispostos a aceitar algumas das fórmulas químicas que têm sido propostos. Você não pode acreditar em qualquer coisa até que você aceitá-lo como real e colocá-la à prova de experiência, e isso é verdade da Palavra. Quando você acredita que este livro é de Deus e, como Provérbios diz: "Grite para introspecção e levantar a sua voz para o entendimento, se o buscares como a prata eo procurares como a tesouros escondidos" (Provérbios 2:3:4 RSV ), então este livro vai revelar a você as maravilhas de uma estrutura deliberadamente modelado que só pode ser de fazer de Deus, e revelar-lhe apreende surpreendentes da vida e explicações de como funciona o coração humano.

Muitos de vocês devem ter lido o testemunho de Billy Graham, a este respeito. Ele diz que, quando jovem, no início de seu ministério, que entrou em sua vida um momento de dúvida quanto à autoridade das Escrituras. Houve dúvidas sobre se o texto como a que temos poderia ser confiado, se essa foi a palavra de Deus ou apenas as idéias dos homens sobre Jesus. Ele estava preocupado com as questões tão frequentes que ocorrem nestes dias. Ele partiu sozinho para a montanha, tendo a Bíblia com ele, e lá começou a lê-lo e lê-lo e lê-lo. Cheguei finalmente ao lugar onde eu disse a Deus:

"Eu já vi o suficiente da capacidade de transformação dessa palavra para saber que você está por trás dele. Eu sei, Senhor, existem muitas perguntas, muitas áreas que eu não entendo sobre este livro, e levá-lo pela fé, que é seu palavras e acreditar e pregar a sua palavra e da confiança que você vai fazer-me claro que isso significa. "

Foi a partir desse momento que o mundo de Billy Graham em todo o ministério de evangelismo começou. Você bem sabe que sua expressão favorita é: "A Bíblia diz." Ele não debatê-lo com ninguém, ele não questioná-lo, eu simplesmente declará-lo.

O que me traz ao meu quarto, e último, a proposição que se refere à Palavra. É simples:

Escritura não precisa de ser defendido, mas uma simples declaração.

Maxim clássico de Charles Spurgeon, coloca com muita força. Ele disse: "A Bíblia é como um leão. Quem nunca ouviu falar de defender um leão?" Basta ligá-lo solto, ele vai se defender ". E assim vai a Escritura!

Devo confessar que tenho mudou totalmente a minha visão sobre o lugar da apologética em defesa da fé. Uma vez eu pensei que a apologética, a ciência da defesa da Escritura, era especialmente necessária para dar resposta ao cético e agnóstico. Eu me lembro como eu ia virar para a arqueologia, a lógica, ou a alguma das confirmações científicas da Escritura para tentar convencer um cético de que a Palavra era verdade. Mas eu aprendi a fazer diferente. Sei agora que a apologética pode ser muito útil para um cristão que se confronta com problemas de honesto, mas é quase totalmente inútil em apelar para um cético, ou para um agnóstico honesto. Certa vez, seria a aproximação das pessoas, tais com a pergunta "Você acredita que a Bíblia é a Palavra de Deus?" Claro, eles diriam: "Sim, eu faço", eu estava em terra firme. Eu sabia para onde ir a partir daí. Mas quando me disseram, como tantas vezes fez, "Não, eu não", eu não sabia o que dizer em seguida. Aonde você vai, se as pessoas rejeitam o que você deve usar a sua autoridade?

Mas agora sei que foi um erro fazer a pergunta, em primeiro lugar. Por que eu deveria perguntar se eles acreditam que a Bíblia é a Palavra de Deus? Como eu poderia esperar que eles acreditam? É só o cristão que pode ter as provas necessárias de que esta é a Palavra de Deus, porque eu acredito que ela tem o suficiente para colocá-lo à prova. Portanto, para tornar toda esta questão da inspiração das Escrituras, um direito fundamental da fé que alguém deve concordar antes que possa se tornar um cristão é absolutamente errado. É pôr a carroça à frente dos bois. Não, tudo que é necessário é usar as Escrituras. Se é a palavra de Deus, ela irá confirmar-se. Ele terá autoridade inerente em si. Por fim, uma palavra só tem poder Utters Por causa de quem ele. A própria palavra é inútil.

Se um homem que é um mentiroso congênito profere uma declaração, que pode ser muito verdadeiro, mas ele não tem nenhum efeito porque ele é um mentiroso conhecido. Mark Twain diz, em um de seus livros, de um homem que se suicidou e pendurou uma nota sobre si mesmo dizendo que ele tinha tirado sua própria vida. Mas o júri do médico-legista declarou que deve ser falso, eu devo ter sido assassinado, porque ele disse que tinha se suicidado e ele era conhecido por ser um mentiroso, por isso não podia ser verdade. Assim, uma palavra tem o poder, qualquer palavra, apenas em virtude de o único que a pronuncia.

A palavra de Lyndon Johnson não tem poder Porque Lyndon Johnson é um homem (há um monte de outros homens), e não porque ele é um texano (que a autoridade tem diminuído consideravelmente desde o Alasca entrou na União Europeia), não porque ele é um democrata ( sua hora está chegando), mas a palavra de Lyndon Johnson tem poder porque ele é o presidente dos Estados Unidos! Enquanto ele continua a ser Presidente, não é um poder inerente à palavra que ele fala, por força do seu gabinete. Agora, se a Escritura é de Deus, terá o poder inerente. Quando falo com alguém que não aceita a mensagem cristã, que desafia a Bíblia, eu não me incomodo com a apologética, eu ir direto para o livro. Passo a citar as palavras do Senhor Jesus. Eu digo: "Bem, Jesus disse-e assim-assim". I Wanna individuais que, direta com a verdade convincente de que Jesus dizendo, e acho, e outra vez, que esta tem um poder de ir mais fundo no coração humano, além de perfurar toda a superfície do qual podem ser levantadas objecções e trazer os homens enfrentam a cara com a escolha que eles devem fazer. Digo-lhes a mudança que esta palavra tem feito em minha própria vida, como este livro explica a vida para mim, como ele me levou de incerteza e de auto-desconfiança em um lugar de segurança, em um rico conhecimento da vida, em um local de descanso e paz no coração e liberdade do medo do que está ocorrendo na Terra.

Toda esta igreja é um testemunho para o fato de que é a pregação e exposição da Bíblia, que estabeleceu a sua autoridade. Nós não precisamos de defendê-lo, basta declará-la, proclamá-la. Nada explica a situação do mundo como a Bíblia faz. Nenhuma filosofia, que é comum entre os homens de hoje já vem se familiarizar com os assuntos internacionais, como a Escritura. Take mesmo a questão da origem do mundo e da natureza, muito menos as questões de relevância política e internacional. Só à luz das Escrituras, pode-se compreender o processo total da história. O próprio fato de que neste livro antigo, que vem através desses instrumentos frágeis e completamente humano, o que temos ou mais de vinte séculos depois, é uma explicação adequada das coisas que estão acontecendo no nosso tempo, é um tremendo, poderoso, convincente argumento de que este livro é mais do que o do homem.

Agora não há mais que eu poderia dizer. Há todo o reino dos argumentos habituais para a inspiração da Escritura, mas eu não quero entrar nisso agora. Principalmente eu estou falando ao coração dos cristãos que, como Timóteo, são atacados por uma filosofia sutil e inescrupulosa que tenta minar a autoridade da Palavra de Deus, especialmente na esfera da moralidade. Grande parte da revolução moral dos nossos dias, o colapso terrível dos padrões morais em grandes setores da vida humana, está diretamente rastreáveis a falsos conceitos que diz respeito a Escritura. Precisamos novamente para ouvir a palavra do apóstolo a seu filho na fé, "Lembre-se das coisas que você aprendeu desde a infância, estes escritos sagrados são capazes de estabelecer qual é, para mantê-lo, para você se preparar para toda boa obra .

A opção que resta para nós, como cristãos, é muito simples, é sempre o mesmo em cada geração: ou aceita a Bíblia como Palavra de Deus para nós, sua própria auto-revelação, a sua própria explicação sobre os assuntos da vida e dos direitos humanos história, ou, como a única outra alternativa, devemos basear a nossa fé na mudança, complexo e em constante mutação autoridade do conhecimento e da capacidade humana moderna. É a Cristo ou a dos críticos, um ou outro. Um caminho conduz ao declínio moral e colapso final, o outro caminho que nos leva à descoberta de iluminação em nossos próprios corações, e nos processos da história e para o local de integridade e caráter.

Lembre-se que o próprio Filho de Deus disse: "Eu não vim para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Aquele que me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue: a palavra que tenho pregado, essa o julgará ele no último dia "(João 12:47 b-48 NVI). Isso porque a Palavra de Deus é a verdade, é a realidade, ea única característica que marca a realidade é imutabilidade. A verdade é sempre verdade. Se isso fosse verdade há dez mil anos, ainda é verdade hoje. É por isso que um livro de dois mil anos de idade é tão válida hoje como sempre foi, é simplesmente a verdade imutável. E é a medição final vara de qualquer civilização ou qualquer forma de vida individual.

Oração
Pai nosso, que maravilha este livro é. Que bom que nós devemos ter isso em nossas mãos, e que uma tragédia terrível que devemos deixar que se encontram fechados, sem ler, UNStudio semana após semana. Despertar-nos Senhor. Ajude-nos a perceber que aqui, por meio do Espírito, interpretando-o para nós, você deu um pleno e adequado conhecimento para atender a toda filosofia desonesto e enganador sutilmente em nosso mundo hoje. Faça-nos homens e mulheres do Livro. Traga-nos de volta a ele. Oramos em Nome de Jesus, amém.



--------------------------------------------------


Título: A autoridade da Palavra
Série: única mensagem: Doutrinária Tópicos
Escrituras: 2 Timóteo 3:1-17
Mensagem n. º: 1
Catálogo n º: 0073
Data: 22 de novembro de 1964

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem, deixe aqui seu comentário.