18. NÃO CONDENAÇÃO (Romanos 8:1-4)


Por Ray C. Stedman


O oitavo capítulo de Romanos é o favorito de muitos - e não sem razão. Este é um dos capítulos mais significativos nas Escrituras. Alguém já o chamou de "jóia mais brilhante no tesouro da Palavra de Deus." Eu gosto de pensar nisso como uma grande montanha subindo acima de todas as colinas e capturando toda a atenção. No entanto, Paulo não introduzir quaisquer novas idéias aqui até o versículo 17. Nos capítulos iniciais palavras que simplesmente reúne o que ele tem dito e trá-lo em foco. Para entender este capítulo, devemos ignorar a divisão entre os capítulos 7 e 8. Eu acredito que o texto da Escritura é inspirada por Deus, "inspirada" por ele -, mas gostaria de saber se as divisões capítulo foram colocados em pelo diabo! Muitas vezes eles vêm direito a um lugar onde a verdade eles realmente obscuro. Às vezes, essas divisões quebrar a continuidade de um pensamento e levá-la fora do contexto, de modo que é provável que perca algo tremendamente importante. Isso é certamente verdade aqui. Os dois primeiros versículos do capítulo 8 deve ser ligado com o verso final do capítulo 7. Eles são realmente tudo uma frase. Quando você lê-los dessa forma, vai ajudar a explicar a luta e as trevas em Romanos 7. É uma luta que não tem que continuar, e Paulo resolve-lo com um presente, grande, piscando a palavra de alívio: Graças a Deus - por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor! (7:25) Então o resto do versículo 25 pertence, com a abertura versículos do capítulo 8. Ela explica que ele quer dizer quando diz: "Graças a Deus - por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor!" Então, eu mesmo na minha mente sou um escravo à lei de Deus, mas na natureza pecaminosa um escravo da lei do pecado. Isso resume tudo o que tem vindo a falar no capítulo 7. Mas não pára por aí, pois não deve haver ruptura entre aquele e versículo 1 do capítulo 8. . . () Mas agora não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus, porque Jesus Cristo através da lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Capítulo 8 deveria abrir com a palavra "mas". Ele apresenta um contraste que mostra o caminho para sair da luta do capítulo 7. Ligados pelo Corpo O que é o Paulo dizendo que, nesta passagem, quando está tudo em conjunto? Primeiro, ele deixa claro que é uma luta na vida cristã, uma luta entre o que ele chama de "natureza pecaminosa" e do Espírito. Não tenho a certeza que eu gosto que a natureza termo "pecado" muito bem, no entanto. O termo grego é "carne", e, como a palavra é usada nas Escrituras, não significa somente o corpo, mas também significa o pecado que encontra o seu lugar em nossos corpos. É pelo corpo que estamos ligados a nosso pai, Adão. Deus fez um corpo de Adão, que é como o nosso - com dois olhos, duas orelhas, um nariz, e assim por diante, e nós temos essas características porque Adão tinha. Mas também temos herdado de Adão o princípio do pecado. Este princípio é difícil de definir. De alguma forma, ele descreve o acesso ao diabo tem para a nossa humanidade. É o meio pelo qual Satanás é capaz de implantar em nossa mente seus dardos "ardente", como lhes chama Paulo em Efésios. Estes podem ser obscenos e libidinosos pensamentos, atitudes egoístas, ou hostil, sentimentos amargos em relação aos outros - e eles vêm info nossas mentes, de repente, espontaneamente, quando menos se espera. Eles vêm desta raiz do pecado em nossos corpos, da carne. Todo cristão deve esperar ser pego em uma luta entre a carne eo Espírito. Paulo descreve essa luta em Gálatas 5:17. Para que a natureza pecaminosa () ou carne deseja o que é contrário ao Espírito, eo Espírito, que é contrário à natureza pecaminosa da carne (). Eles estão em conflito um com o outro, de modo que você não faça o que quiser. Este é realmente um verso de esperança. Paulo diz que o Espírito luta contra a carne, de modo que não podemos fazer as coisas que nós gostaríamos. Isto é o que Paulo descreve em Romanos 7:25 - "Eu me na minha mente sou um escravo a lei de Deus." Isto é, como ele disse, "Eu quero fazer o bem, eu acredito nele. Tenho prazer na lei de Deus no meu interior. Estou mudado, e eu concordo que a lei é boa. Mas acho que não posso fazer -lo. " Em sua mente, ele é despertado para o valor da justiça e da lei de Deus, que isso foi possível através do Espírito em sua vida. De que outra forma podemos nunca veio ao lugar de concordar que Deus é bom e santo, a sua Palavra é certo eo que a lei é boa, exceto pelo Espírito de Deus em nós? É somente quando um homem é cheio do Espírito Santo que ele pode falar assim. Portanto, é o Espírito Santo, no espírito humano Paulo, concordando com a lei de Deus. Mas jogo que é contra este pecado na sua carne que se apodera dele e faz dele um escravo da lei do pecado, mesmo que ele não quer ser. Como ele quebrar essa espera? Ele quebra-lo, como ele diz, confiando uma nova visão de si mesmo que é verdade, porque ele está em Jesus Cristo. Isto é o que Romanos 8 declara. A vida de Jesus por ele, lançou a ele pelo Espírito Santo, o liberta da lei do pecado e da morte. Mas há um esforço para acreditar que o grande fato. Se você já assistiu um alcoólatra, ou talvez tenham lutado contra o alcoolismo a si mesmo, você sabe que a luta é intensa. Um alcoólico pode chegar ao lugar onde ele pode ver o mal tudo o que acontece com ele por causa do álcool. Ele quer sair, ele determina para sair. Ele sabe que vai perder a sua esposa, seus filhos, sua reputação, e tudo se ele não parar. Eu tenho visto essas pessoas nunca resolver a beber novamente. No entanto, em um momento de tentação, a luta muito de Romanos 7 vem, e de repente eles se encontram dominados pelo pecado. Eles dão-nos, e eles odeiam-se para fazê-lo. Aqueles que lutam com a homossexualidade se sentir da mesma forma. Hábitos se instalaram dentro e eles acham que é muito difícil dizer não, mesmo que eles querem. Nascer de novo, eles querem ser entregue -, mas encontrar sua nova identidade em Cristo difícil de acreditar. E não é só pecados como estes que nos pode prender. Um temperamento quente ou o hábito de comer em excesso pode fazer a mesma coisa. Talvez agora você está dizendo, "Para o jantar eu vou ter apenas uma refeição muito leve." E alguém vai espalhar-se um belo assado e torta de maçã e, antes de conhecê-lo, sua resolução está desaparecido - e assim é a comida. Este é um problema de vontade, não é? Nossas vontades são fracos, e nós sabemos disso. Isto é o que Paulo está descrevendo aqui. Esta é a luta da vida cristã. Vem uma e outra vez, mas ela não tem que continuar. Alguns cristãos se ressentem do fato de que a luta é lá. Eles têm uma falsa idéia do cristianismo. Eles pensam que o cristianismo significa Deus tira toda a tentação para que eles nunca têm de lutar novamente. Infelizmente, isso não é verdade, e muitas pessoas foram feridas e tornaram-se zangado com Deus porque ele não faz isso. Tenho visto jovens cristãos tornam-se extremamente chateado porque eles achavam que estavam livres de luta e, em seguida, descobriu que eles não eram. O texto nos diz que essa luta só pode parar quando contamos com quem realmente somos em Cristo. O que precisamos é de uma nova auto-imagem, isto é o que nos livrará. Quando vemos quem realmente somos, podemos dizer "não" à carne e "sim" ao Espírito Santo - e descubra uma nova forma de vida. Nenhuma condenação A segunda coisa importante, o apóstolo diz é que não só há uma luta, mas (e isto é muito importante) a luta é sem condenação. Embora possamos lutar às vezes, Paulo diz que não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. A razão pela qual não há condenação é dada em uma pequena frase: "em Cristo". Isso vai de volta para nossa justificação pela fé. Nós saímos de Adão, estamos em Cristo, e Deus nunca vai condenar aqueles que estão em Cristo. Agora, temos de entender que "nenhuma condenação" significa. O que Paulo está falando? Certamente, o elemento mais básico aqui é que não há rejeição por Deus. Deus não se desviar, ele não nos expulsam da sua família. Se nascemos na família de Deus pela fé em Jesus Cristo, o Espírito Santo veio habitar dentro de nós e ele nunca, nunca nos deixar. Não importa o que fazemos, ele nunca vai nos deixar. Deus nunca irá cortar-nos para fora da sua família ou nos tratam como nada menos do que filhos e filhas. Uma das mais belas histórias da Bíblia é a do filho pródigo que saiu de casa, começou a ter problemas profundos, desperdiçou a sua vida em uma vida desenfreada, e acabou no chiqueiro. Sobre este assunto o Dr. Vernon McGee pergunta: "Você sabe a diferença entre o filho naquele chiqueiro eo porco? A diferença é que nenhum suíno tenha dito para si mesmo:" Eu vou levantar e ir para o meu pai. "Ele é certo, mas apenas dizer que os filhos. Assim, não haverá condenação, não houve rejeição, por Deus. He will always treat me as his child, not as his enemy. A segunda coisa que "nenhuma condenação" significa que Deus não está zangado conosco quando a luta vem em nossas vidas. Queremos ser bons, queremos parar de fazer o mal. Mas quando o momento da tentação vem, encontramo-nos dominados e fracos, e nós damos forma. Então nós nos odiamos. Nós vamos embora frustrado, sentindo-se, tal como Paulo descreveu: "Que homem miserável eu sou? What's the matter with me? Por que não posso fazer isso? Por que não posso agir como eu quero?" Mas, embora nós podemos condenar a nós mesmos, Deus não. Ele não está zangado com a gente sobre isso. Ele nos vê, como as Escrituras nos mostram, como uma criança em sua família, aprendendo a andar. Nenhum pai nunca fica zangado com seu filho pequeno, porque não ir direto para cima e começar a correr pela primeira vez, ele tenta andar. Se a criança cai e tropeça e vacila, o pai ajuda a ele, ele não espanca-lo. Ele levanta-lo, incentiva-lo, e mostra-lhe como fazer isso direito. E se a criança tem um problema com os pés - talvez um pé está torcido ou deformado - o pai encontra uma maneira de aliviar essa condição e ajudá-lo a aprender a andar. Isto é o que Deus faz. Ele não está zangado quando lutamos. Ele sabe que demora um pouco - um pouco, às vezes. E mesmo o melhor dos santos que, às vezes, caem. Foi o caso do Paul, que era verdade de todos os apóstolos, e era verdade de todos os profetas do Velho Testamento. O pecado é enganoso e que irá viagem, por vezes, nós. Mas Deus não está zangado conosco quando ela faz. Agora, uma palavra de cautela. Quando decidir deliberadamente ao pecado, e como ele, então ele vai nos punir. Esta é a disciplina de um pai descrito na parte de fechamento do capítulo 6. Quando nós deliberadamente nos dar de volta no pecado, uma vez que foram libertados a partir dele, então, como um disciplinador amoroso, Deus irá nos corrigir e punir-nos até que começamos a ver o que aconteceu. Ele faz isso por amor, assim como um pai terreno seria. Mas essa é uma condição diferente da que estamos enfrentando aqui. Aqui Paulo está descrevendo os momentos em que queremos fazer o bem, e estamos tentando fazer o bem. Mas nós somos fracos, e num momento de tentação nós falhamos. E deixamos uma e outra vez. Ainda não há "nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus." Mesmo quando estamos sendo punidos como filhos desobedientes, ainda não são rejeitados. Esta continua a ser verdade, não importa o que nos acontece. Por que não estamos condenados? Paulo dá a resposta no versículo 2 é bonito: . . . porque através de Jesus Cristo a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Paulo não foi deixado com uma luta contínua constante; Deus veio e fez algo a respeito. Deus lembrou-lhe que ele sabia ser verdadeiro, e ele começou a acreditar. Quando ele começou a pensar em si mesmo como Deus o pensamento de que ele descobriu que tinha poder para dizer não ao pecado. Em resumo, Paulo realmente traz três razões em toda esta passagem porque não há nenhuma condenação. Em primeiro lugar, olhar para trás, versículo 18 do capítulo 7: "Eu sei que nada de bom em mim, isto é, na minha natureza pecaminosa. Pois eu tenho o desejo de fazer o que é bom." Seu coração está certo, isso está claro. Então, novamente, no versículo 22, "Porque em meu ser tenho prazer na lei de Deus." Paulo realmente quer fazer o certo, o seu coração está certo, portanto não há nenhuma condenação. O desejo de base é boa - e Deus não vai e não condena isso. Em segundo lugar, e, obviamente, ligado a isso, Paulo explica que o pecado tem enganado e subjugado ele. Também é demais para nós. Nós Canat lidar com essa fera furiosa dentro de nós, quando é despertado pelas exigências e proibições da lei. Deus não nos condenam por isso, ele sabe que é mais do que podemos suportar. Ele nos permite descobrir que o fato de nossa própria experiência, mas ele não nos condena quando o fazemos. Terceiro (e este é o mais importante), Deus já fez provisão em Cristo para o nosso fracasso. Ele sabe que nossa luta é muito condução de volta para Cristo. Quando eu vim para o lugar de dizer: "Que homem miserável eu sou!" a única coisa, se eu quiser qualquer fuga em tudo, é de perguntar: "Por que eu estou pensando em me desta maneira? Deus diz que eu sou diferente". Reckoning sobre a diferença que veio para mim em Cristo, eu posso levantar a agir de forma diferente. Este é o caminho para fora. Deus conhece minhas falhas estão dirigindo-me para este momento, e como um pai amoroso que ele está esperando pacientemente para que ele venha. Portanto, Deus não vai me condenar. O Espírito da Vida Nova Vimos duas declarações claras até agora. Um, não há luta na vida cristã; dois, a luta é "sem condenação". A terceira grande coisa que Paulo diz é que foi previsto para a vitória. A lei do Espírito da vida em Jesus Cristo nos libertou da lei do pecado e da morte. É por isso que Paulo clama: "Graças a Deus - por meio de nosso Senhor Jesus Cristo". Esta lei do Espírito de vida é o que Deus já disse que ele fez por nós em Cristo. Ele cortou-nos fora, fez-nos criaturas diferentes, trouxe-nos a Cristo, e nos casou com ele. Nós não somos mais os mesmos que éramos. Quando acreditamos que, vamos libertar o espírito de vida dentro de nós. Quando falhamos e estão com raiva de nós mesmos, nossa maneira natural de pensar é algo como isto: "Eu sou uma bagunça, uma bagunça, sem esperança desamparado! Por que não posso parar esta coisa que está me machucando assim, e ferir os outros também? " Estamos todos envolvidos em nossos próprios sentimentos e acho que merece ser chicoteado e punidos e lançados no inferno. Nesse ponto, Deus nos diz: "Sua visão de si mesmo é errado! Sua miséria é apenas uma condição temporária que você está dando dentro A verdade é que você tem sido posto em liberdade. Está casada com Cristo. Seu espírito humano tem foi habitado pelo Espírito Santo e ele não pode pecar. Ele não pecou e não pecado. Você foi enganado pelo pecado em sua carne, e ele assumiu e levou a esta confusão. Mas isso não é quem você é, fundamentalmente. Não acredito que sobre si mesmo mais. Não há perdão fresca de Deus e da justiça de Cristo, esperando por você. Você está em Cristo, que é quem você é. " Pegue o seu perdão, acredito que, graças a Deus por ele, e vá em frente, sabendo a sua luta vai acabar. Claro que isso não significa que Deus tenha terminado todas as tentações em nossas vidas. A lei do pecado e da morte, como a lei da gravidade, continua trabalhando o tempo todo. Mas no momento em que você acredita que Jesus Cristo diz sobre você eo que ele fez por você, uma nova lei entrar em vigor. Esta nova lei é mais forte do que a lei do pecado e da morte, ela usa também o direito de realizar o seu fim. Quando eu era menino, eu descobri que havia uma lei no trabalho, que afetou minha visão. É o que eu aprendi mais tarde a chamar a lei de miopia, que é miopia. Foi nos meus membros, bem nos meus olhos, para que eu não podia ver o que outras pessoas poderiam ver. Finalmente, eu fui a um médico sobre isso, e ele me disse que estava errado - e ele prescreveu óculos para mim, para corrigir o problema. Mais tarde eu descobri uma nova lei, a lei de lentes de contato - dois pequenos pedaços de plástico que eu poderia colocar em meus olhos todas as manhãs e que iria continuar a trabalhar o dia todo. Tudo que eu tinha a fazer era pô-los dentro Eles não eliminar o direito de miopia - que realmente o usou. Mas o resultado foi que eu vi perfeitamente, com visão 20/20. Agora, se eu tenho auto-confiante e decidi que não precisava de lentes de contacto mais ( "Eu posso lidar com essa situação sem eles!") E os levou para fora, imediatamente a lei de miopia assumiria e eu teria o mesmo velho problema de novo. Mas se eu colocar as lentes, a lei de lentes de contato que anularia - superar - a lei de miopia, e eu podia ver perfeitamente. Isto é o que Paulo está dizendo aqui. Deus nos deu uma nova imagem de nós mesmos. Nós não somos o que nós sentimos que somos. Quando nós acreditamos que isso, pode ser libertado a qualquer momento - a qualquer momento em que pela fé nós contamos que o que Deus diz é verdade. Esta é a nossa disposição para a vitória. Base para a Vitória O quarto ponto importante Paulo faz neste breve parágrafo é dado nos versículos 3 e 4. Ele analisa a base para a vitória: Para que a lei era impotente para fazer em que foi enfraquecida pela natureza pecaminosa, Deus, enviando seu próprio Filho em semelhança de homem pecador) (carne para ser uma oferta pelo pecado. E assim ele condenou o pecado do homem pecador) (a carne, a fim de que as exigências de justiça da lei pode ser plenamente satisfeita em nós, que não vivem segundo a carne, mas segundo o Espírito (8:3-4) . Esta é uma bela descrição das boas notícias em Jesus Cristo. Não há nada de novo aqui, nós tivemos tudo isso antes. Paulo diz que a lei é impotente para produzir justiça. Ele não pode fazê-lo. Ele não pode nos fazer bem de qualquer maneira. Pode demanda e da procura e da procura, mas não pode permitir e que nunca será. Este, por sinal, é porque nunca uma pessoa ranzinza ajuda. Você sabia que? Nagging é uma forma de lei, e Deus não vai deixar a lei nag nós, porque isso não ajuda. Ela só faz pior. Se você tentar nag seu marido ou esposa ou filho, você vai encontrar a mesma coisa que acontece lá. Nagging só faz uma pessoa pior. Por quê? A razão, diz Paulo, é que a lei agita o poder do pecado. Ela libera essa força, essa fera dentro de nós, este motor poderoso que assume e nos leva onde nós não queremos ir. Então, irritante, ou qualquer outra forma da lei, nunca vai funcionar. Isto não é porque há algo errado com o que está sendo dito, não pode trabalhar por causa da fraqueza da carne. Paulo diz em 1 Coríntios 15:56, "O aguilhão da morte é o pecado, ea força do pecado é a lei". A lei mantém o pecado vai, ele agita-se. Para romper esse círculo vicioso, Deus enviou seu próprio Filho. Há uma ternura bonito sobre isso. Ele enviou "seu próprio Filho." Ele não enviou um anjo, ele não enviou um homem simples -, ele enviou seu próprio Filho como homem, à semelhança de carne pecaminosa. Observe que! Ele não enviá-lo à semelhança de carne (uma miragem), mas à semelhança da carne do pecado (na carne, mas sem pecado). Jesus tinha um corpo real, um corpo como o seu eo meu. Desde que começou o pecado no corpo, ele tem que ser julgado e trincas no corpo. Por isso, Jesus tinha um corpo. Mas não era um corpo de carne do pecado, foi a semelhança da carne pecaminosa. Era como se nossos corpos pecaminosos, na medida em que foi sujeita a enfermidades (Jesus cresceu fraco e cansado, com fome e cansado), mas não havia pecado em si. Paul preserva essa distinção muito cuidado aqui. Nesse corpo de carne, sem pecado, tornou-se pecado. Como lemos aqui, ele foi enviado ", como uma oferta pelo pecado." No mistério da cruz, (o que não podemos nunca, nunca compreender, não importa quanto tempo vivemos) o Senhor Jesus, durante as horas de escuridão, recolheu todos os pecados do mundo - o terrível mal, sujo, terríveis injustiças, crimes e miséria que temos visto ao longo da história, de cada pessoa - reuniram-lo em si mesmo, e trouxe-a para um final de morrer. A boa notícia é que pela fé nele, estamos envolvidos em que a morte. Em Romanos 6:6, Paulo diz: Porque sabemos que o nosso homem velho foi crucificado com ele para que o corpo do pecado seja impotente, que não deve mais ser escravos do pecado. Este é o caminho do Senhor fez isso. Conforme descrito no capítulo 7, ele (Cristo-made-SIN) foi o primeiro marido, a quem nos casamos, e ele morreu. Quando o primeiro marido morreu nós estávamos livres para se casar com o segundo marido, que é Cristo ressuscitado-from-the-dead. Assim, ele amarrou-nos a si mesmo como um ressuscitado, ascendeu Senhor, e nós somos seus a partir de agora. Isso é verdade não só para os poucos cristãos que têm ido além de todo o resto e ter alguma experiência especial, todos os cristãos são um com Cristo. Se você é um cristão, este é quem você é. É sempre quem você é. Para deixar-se acreditar em tudo o resto é para enganar a si mesmo. Para acreditar em seus sentimentos sobre si em qualquer momento do mal ou o pecado é para enganar a si mesmo. Este é quem você realmente é. Pelo dom de Deus, sem ganhá-lo ou sem sequer merecer, que são justos aos seus olhos, assim como Jesus, você é justo com a justiça de Deus. A própria justiça, que exige a lei é cumprida em nós a minuto acreditamos que Deus tem feito sobre o nosso mal. Que a justiça se torna nossa continuamente, como um dom. Acreditam que a mudança A última coisa que o apóstolo diz é que isso se torna real para nós quando escolhemos para viver segundo o Espírito e não segundo a nossa natureza pecaminosa. Quando cremos que Deus diz sobre nós e nos vemos em uma maneira nova, então vamos mudar a nossa forma de agir. Este é sempre o caminho de Deus da libertação. Achamos que temos de mudar a nossa forma de agir no sentido de ser diferente, Deus diz: "Não, eu tenho feito é diferente, e quando você acreditar, você irá automaticamente mudar a maneira de agir." Você vê a diferença? Certa vez ouvi uma bela história sobre a filha de uma das famílias reais da Europa. Ela tinha um nariz grande, bulbosa que destruiu sua beleza nos olhos dos outros - e, especialmente, em seus próprios olhos. Ela cresceu com uma péssima imagem de si mesma como uma pessoa feia. Assim, a família contratou um cirurgião plástico para mudar o contorno do seu nariz. Ele fez o trabalho, e aí veio o momento em que tirou as ataduras ea menina podia ver os resultados. Quando o médico retirou as ataduras, ele viu que a operação tinha sido um sucesso total. Todos os contornos feio se foram. O nariz dela era diferente. Quando a incisão curada ea vermelhidão desapareceu, ela seria uma garota bonita. Ele segurou um espelho para a menina para ver. Mas era tão profundamente enraizada imagem feia essa menina tem de si mesma que, quando ela se viu no espelho, ela não podia ver nenhuma mudança. Ela caiu em prantos e gritou: "Ah, eu sabia que não iria trabalhar!" O médico trabalhou com essa menina de seis meses antes de ela finalmente aceitar o fato de que ela era realmente diferente. E no momento em que ela aceite esse fato, todo o seu comportamento começou a mudar. Nós, também, agir a partir do que sabemos que somos. Se o mal em nós nos engana ao pensar que não somos o que Deus diz que somos, então nós estamos indo para continuar a agir maldosamente. A maneira de quebrar o poder do hábito mais cruel e mau é ver a si mesmo como Deus te vê. Então você começa a agir dessa forma. Você não pode ajudá-lo. Como este versículo deixa bem claro, você é um com Jesus e partilhar a sua vida e ele próprio, com toda a beleza do seu caráter, é um com você. Ele é casado com você e você para ele, e não há distinção. Se você pode ver isso quando tiver algo temporariamente acreditava falsas sobre si mesmo e estão lutando, então você será libertado. Muitos de nós pode testemunhar que isso funciona. Deus nos liberta desta forma. Isto é o que Paulo vem dizendo o tempo todo. O pecado não terá domínio sobre você, pois você não está ao abrigo da lei, com sua demanda irritante que você ser diferente para que você possa ser aceite. Está debaixo da graça, com a sua afirmação de que Deus já te fez diferente. Agora acredito!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem, deixe aqui seu comentário.