8. O pai da fé (Romanos 4:1-12)



Por Ray C. Stedman

No capítulo 4 de Romanos, Paulo usa Abraão para ilustrar um homem que descobriu o dom fantástico da justiça, este dom de valor e significado e aceitação diante de Deus. Abraão é um dos grandes nomes da história. Poucos nomes são bem conhecidos e honrados em todo o mundo como Abraão, que é reverenciado por três religiões monoteístas - o judaísmo, o islamismo eo cristianismo. Aqui está um homem que, por qualquer acerto de contas, está a cabeça e ombros acima da maioria da humanidade. Paulo usa Abraão como exemplo, especialmente para os leitores judeus de sua carta.

Nos primeiros doze versículos do capítulo 4, Paulo discute três questões importantes sobre Abraão: Como foi Abraão fez justo? Quando Abraão fez foi justo? E por que Abraão fez foi justo? Paulo introduz a primeira pergunta em versos 1 - 3:

O que diremos então que Abraão, nosso pai, descobriu nesta matéria (isto é, no que diz respeito a ser aceitável diante de Deus)? Se, de fato, Abraão foi justificado pelas obras, ele tinha algo para se gabar - mas não diante de Deus. O que dizem as Escrituras? "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça" (4:1-3).

Paulo diz que Abraão descobriu duas maneiras de ganhar um senso de valor. Um deles, Paulo sugere, é pelas obras. Abraão era um homem de boas obras. Quando Deus lhe apareceu e falou com ele, Abraão creu em Deus, respondeu a seu chamado, e partiu em uma marcha de sem um mapa. Ele confiou em Deus para levá-lo para uma terra que nunca tinha visto, para cuidar da sua família, e levá-los em um lugar que pudesse cumprir as promessas de Deus. Então Abraão aparece na Escritura como um homem de grandes obras.

Algo para se vangloriar

Mas Paulo diz: "Se, de facto, Abraão foi justificado (isto é, tornados justos) pelas obras, ele tinha algo para se gabar." Abraão foi descoberto no início de sua vida uma maneira de ganhar um senso de significado, importância ou o auto-respeito: o desempenho. Se você conseguir um bom desempenho será altamente considerados e apreciados. Você terá um sentimento de auto-respeito, e você será capaz de funcionar nessa base. Se Abraão era justo, porque a obra, ele tinha algo para se gabar. Se nós podemos olhar para o registro e mostrar às pessoas o que temos feito e por que deveria ser apreciado - ela ajuda! Nós não podemos vangloriar abertamente, mas todos nós temos maneiras sutis e truques inteligentes de começá-la à tona para que as pessoas possam ver o que temos feito. Nós deixamos cair uma sugestão, esperando que as pessoas vão perguntar mais sobre ele. De alguma forma, conseguimos as coisas de modo que as pessoas vão saber que são significativas. Esta é a maneira como o mundo é hoje, e da forma como foi nos dias de Abraão.

"Mas", diz Paulo, "não funciona dessa maneira aos olhos de Deus." Deus não está impressionado com o aperfeiçoamento do desempenho. Deus vê o coração. Ele sabe que o egoísmo, a ganância, a apreensão, o egocentrismo, a crueldade por trás de nossas ações. Ele vê todas as manobras e manipulação, a organização inteligente que acontece em nossas vidas e em nossos corações.

Para os propósitos de Deus, então, que o desempenho exteriormente bonito é totalmente inválido, inútil. É por isso que o senso de justiça, resultante de nosso desempenho perante os homens nunca dura. É temporário, mas um tiro no braço que nós precisamos para recuperar uma e outra vez, quase como se estivéssemos dependentes. Mas ele sempre nos deixa nas horas de crise. Só a justiça que vem de Deus é duradoura e vai trabalhar - não só no tempo, mas para a eternidade. Isto é o que Abraão descobriu: a justiça que vem de desempenho é inútil.

Como ele descobrir isso? Paulo diz: "O que dizem as Escrituras?" Ele se refere ao décimo quinto capítulo do Gênesis, onde Deus apareceu a Abraão. Levou-o para fora uma noite e lhe mostrou as estrelas no céu. "Abraão, olhe para cima!" Abraão olhou para a quietude da noite oriental, com as estrelas brilhando em toda a sua glória. Deus lhe disse: "Mesmo que você pode numerar as estrelas, você pode não seu número de descendentes. Seu número será muito mais do que todas as estrelas do céu (cf. Gênesis 15:5). E, Paulo diz:" Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça "- auto-estima, de pé diante de Deus, de aceitação, de um sentimento de amor e valor à vista de Deus era sua, pela fé!

Preencha as lacunas

Quando a Escritura diz: "Abraão creu em Deus," temos de ser cuidadosos. Estes relatos do Antigo Testamento são altamente condensado. Eles não nos dão os detalhes, temos que enchê-los de outros lugares nas Escrituras, e muitas vezes precisamos usar um pouco de imaginação santificada, guiado pelo que a passagem nos dá. De outras passagens, sabemos que Deus não apenas dizer, "Abraham, ver as estrelas? Assim será a tua descendência." Mas aprendemos que Deus explicou a Abraão o que ele significa "semente".

Na carta aos Gálatas nos diz que Deus fez a Abraão claro que quando Deus disse: "Então a tua semente será", ele estava falando sobre Jesus Cristo, que seria a semente de Abraão. Deus, evidentemente, explicou a Abraão que havia uma vinda que iria cumprir todas as promessas e que Abraão teria uma semente celestial, assim como a semente na terra de seus descendentes físicos. No que respeita aos seus descendentes espirituais de Deus disse que sua semente seria Jesus. É através de Jesus que as sementes de todas as celeste Abraão viria.

Quando os fariseus, uma vez disse a Jesus: "Abraão é nosso pai", disse-lhes: "Seu pai Abraão alegrou-se com a idéia de ver o meu dia: ele o viu e alegrou-se" (João 8:39,56). Deus, evidentemente, explicou a Abraão - Abraão e compreendido pela fé - que a semente da justiça, o Senhor Jesus, estava chegando. Ele morreu na cruz para remover a pena e culpa do pecado do homem e para resolver a questão da justiça de Deus. Ele iria ressuscitar dos mortos como o Senhor vivo para dar a sua vida para homens e mulheres em toda parte, cumprindo a promessa feita a Abraão. E Abraão creu em Deus. Ele acreditava que a promessa de Deus sobre a semente, e assim ele se justifica, tornado justo, dado o dom da pena.

Curiosamente, quando James cita essa passagem do Gênesis 15, diz ele (em Tiago 2:23), "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", em seguida, ele acrescenta, "e ele foi chamado amigo de Deus". Essa é a aceitação, não é? Abraão se tornou amigo de Deus - não porque ele se comportou tão bem, ou porque ele era um homem temente a Deus e Deus obedeceu - mas porque ele acreditou na promessa de Deus sobre a semente. Abraão é um belo exemplo de que Paulo está falando aqui em Romanos. Paulo ilustra isso nos versículos 4 e 5:

Agora, quando um homem trabalha, seu salário não é creditado a ele como um dom, mas como uma obrigação. No entanto, para o homem que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé é creditada (ou) contada como justiça (4:4-5).

Aqui está um exemplo tirado da vida em comum, e é muito up-to-date. Existe um regulamento tentativo na lei de imposto de renda que desperta minha cobiça a cada ano. A regra diz que se o dinheiro não lhe é dado como um dom, é tributável. Eu continuo à procura de maneiras que vão fazê-lo aparecer para o IRS que todo o dinheiro que recebo de minha várias funções como pastor é realmente uma dádiva. Mas a Receita Federal nunca vai comprá-lo. Eles insistem que se você trabalhar, então o que você recebe não é um dom, mas os salários, e deve ser relatado.

Este é exatamente o argumento que Paulo usa. Se você trabalha para alguma coisa, então o que você começa nunca é uma dádiva, é o que você ganhou. Você tem que, como resultado de seu trabalho, é uma obrigação que deve ser pago. Portanto, você pode levar o crédito por ter conquistado. Mas então Paul tira uma conclusão no versículo 5: "No entanto, para o homem que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé é creditada como justiça." Ele é contado justos - não porque ele ganhou, mas como um dom. Quem é Paulo falando? A partir do contexto, é claramente Abraão. Isto podia ler: "No entanto, para este homem Abraão, que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio (os ímpios), a sua fé é creditada a ele como justiça - estima, aceitação, em pé, eo amor de Deus. "

Esta é uma declaração surpreendente do Evangelho! É surpreendente pensar de Abraão como um homem mau, mas ele era. Qualquer um que tenta ganhar a aceitação, para ganhar o amor de Deus, para ganhar respeito e diante de Deus, se esforçando para fazer as coisas para ele, é uma pessoa má. Isso é o que dizem as Escrituras. Ele está tentando ganhar alguma coisa pelo seu próprio mérito, que nunca pode ser obtido dessa maneira. Por isso, é o cúmulo da maldade.

Muitos, muitos cristãos caem nessa armadilha. Tendo uma vez que aceitou a Cristo e creram nele, por seu destino eterno, eles passam o resto de suas vidas tentando ganhar um sentimento de aprovação eo amor de Deus por meio duro, o trabalho exaustivo, comprometidos, dedicados. Mas você nunca pode ganhar o amor de Deus dessa maneira. Você nunca pode fazer o suficiente. Você não pode ganhar o dom do amor - mas é seu se você tomá-lo pela fé em Cristo, todas as manhãs frescas. Isso é o que Abraão fez.

No meio do mal

Paulo agora traz em outra ilustração do Antigo Testamento para confirmar isso. Ele diz que David expressou a mesma idéia, quando ele falou sobre o bem-aventurado o homem a quem Deus creditado justiça, independentemente de obras. Paulo diz que David é outro que ganhou este dom maravilhoso de justiça - e não pelo seu desempenho, mas pela sua fé. Nos versos 7 e 8 de Paulo cita as palavras de Davi no Salmo 32: 1-2.

"Bem-aventurados os

cujas transgressões são perdoadas,

cujos pecados são cobertos.

Bem-aventurado o homem

cujo pecado o Senhor jamais

contam contra ele ".

A coisa notável é que o David encontrou este dom de auto-estima diante de Deus, quando ele foi torturado por uma consciência culpada. Suas mãos estavam vermelhos com o sangue de Urias, o hitita, e ele estava preocupado com um espírito errado que mergulhou-o para o mal profundo como o rei de Israel.

Paulo, portanto, aponta saídas que Abraão não conseguiram encontrar a justiça por ser devoto e moral, ele achou que ele acreditava em Jesus, a semente. Ele foi chamado o amigo de Deus, não porque ele era como um servo obediente, mas porque ele acreditava no que Deus disse. E a bloody-handed, rei lascivo, David, não conseguiram encontrar a justiça, por ser o rei de Israel. No meio de seu mal, ele encontrou em Cristo, quando ele acreditava que Deus, ele acreditava que Deus não exige o sacrifício de animais, mas um espírito quebrantado, que confiaram no que Deus tinha a dizer sobre o grande sacrifício que ainda estava por vir. Assim, Davi é chamado de "um homem segundo o coração de Deus."

Agora, gostaria de ser amigo de Deus, um homem ou uma mulher segundo o coração de Deus? Há uma maneira - não por seu desempenho, mas pela sua confiança na vida e morte de Jesus eo que isso significa para você todos os dias.

O apóstolo se move para tomar-se quando isso acontecer:

É esta bem-aventurança só para os circuncidados, ou também para os incircuncisos? Temos dito que a fé de Abraão lhe foi creditado como justiça. Em que circunstâncias foi creditada? Foi depois que ele foi circuncidado ou antes? Não foi depois, mas antes! E recebeu o sinal da circuncisão um selo da justiça que ele tinha pela fé, enquanto ele ainda era incircunciso (4:9-11a).

Muitos hoje estão embaraçados com a ênfase da Bíblia sobre a circuncisão (que remove o prepúcio em torno do órgão masculino). Sua educação tem ensinado essas pessoas que o sexo é sujo, e que os nossos órgãos sexuais nunca devem ser discutidos ou citados. Eles aparentemente pensar final organismos na cintura! Isso, claro, representa uma visão distorcida da sexualidade humana. Deus freqüentemente discute a circuncisão. Ele escolheu-o como o símbolo desta verdade maravilhosa que estamos a falar, e ele deu aos judeus para uma finalidade específica. Deus não é no mínimo envergonhado por ele, e eu donât acho que devemos ser. Se vamos pensar em toda esta questão da circuncisão ganharemos alguns insights poderosos para a vida humana.

No valor salvífico

Paulo deixa dois pontos aqui. Primeiro, Abraão foi circuncidado catorze anos depois que ele foi declarado justo pela fé, catorze anos depois que ele foi chamado de "o amigo de Deus." Portanto, o ritual da circuncisão não pode ter qualquer valor salvífico algum. Abraão já era amigo de Deus quatorze anos antes de ter sido circuncidado. Você pode ver a eficácia com que apaga os argumentos dos judeus da época de Paulo em diante, que afirmam que a circuncisão é o que o faz aceitável. Isto, naturalmente, também anula o equivalente moderno da circuncisão, o batismo. As pessoas são justificadas - tornado justo, aceito aos olhos de Deus - não por ser batizado, mas pela fé no Senhor Jesus, em seu trabalho e em sua morte.

Eu nunca vou esquecer um rapaz que entrou em meu escritório um dia, a Bíblia na mão, e anunciou que ele estava lendo o livro do Gênesis. Ele não sabia muito sobre ele, mas ele me assustou, perguntando: "Você circuncidar mim?" Pisquei três ou quatro vezes, então, perguntou: "Por quê?" Ele disse: "Estive lendo neste Bíblia que se você quiser conhecer Deus, você tem que ser circuncidado. Quero saber de Deus, então eu quero ser circuncidado." Eu pacientemente explicou-lhe o que significava a circuncisão, que era simplesmente um sinal de algo que já era verdade pela fé. Esse menino se tornou um cristão e ainda está crescendo no Senhor. Como Paulo deixou claro, não é a circuncisão que salva, mas a fé em Cristo.

O segundo ponto é que Paulo faz não só o ritual não têm qualquer valor na poupança de ninguém, mas que o verdadeiro propósito da circuncisão era duplo: É um sinal e um selo. Eu não quero ofender ninguém, mas quero apontar Deus como acha que isso é importante. Deus escolheu pessoalmente o local no corpo de um homem, onde este sinal, este rito da circuncisão, seria colocado. Deus escolheu para colocá-lo no órgão sexual masculino, e um pouco de pensamento vai nos dizer o porquê. Deus quer que os homens a se lembrar do que esse ritual representa. A coisa mais importante que você nunca vai saber onde está o amor, auto-aceitação, de pé, eo significado diante de Deus é para ser encontrado. Então Deus colocou este sinal - de todas as partes do corpo, ele poderia ter escolhido - neste órgão, porque um homem deve segurá-lo várias vezes ao dia. É um sinal, portanto, impossível de ignorar.

Além disso, Paulo diz, não é apenas um sinal, mas um selo. Um selo é uma garantia de permanência. Mais uma vez, o rito da circuncisão é um ato imutável. Uma vez que é feito, não pode ser desfeita. Portanto, é uma garantia da continuidade desta grande verdade. É a maneira de Deus dizer com força visível: "Este é o motivo de sua vida, o segredo de seu funcionamento como um ser humano, esta grande verdade de aceitação diante de mim. Ela nunca vai mudar." É claro que não observar o sinal físico da circuncisão hoje (exceto por motivos de saúde), mas agora é "a circuncisão do coração", que se aplica a ambos os sexos masculino e feminino.

Fazer dele o pai

No versículo 11 e 12 Paulo explica por que Abraão foi feito justo. Para além da salvação pessoal do próprio Abraão, Deus tinha uma outra razão.

Então, ele é o pai de todos os que crêem, mas não foram circuncidados, a fim de que a justiça pode ser creditada a eles. E ele também é o pai dos circuncidados que não só são circuncidados, mas que também andam nas pisadas da fé que nosso pai Abraão tinha antes de ser circuncidado (4:11 b-12).

As palavras de abertura, nesta passagem, realmente deve ser: "Foi para fazer dele um pai de todos os que crêem." Paulo não está dizendo que a circuncisão de Abraão fez um pai, ele está falando sobre o que significa circuncisão, o dom de ser feita aceitável diante de Deus, ser amado por Deus, um dom da pena de Deus. Esta foi dada a Abraão, não só para sua própria salvação pessoal, mas para fazê-lo pai de uma das muitas mais ainda para vir. Lembre-se das estrelas no céu? Essa promessa ainda estava por ser cumprida.

Talvez você não é um descendente físico de Abraão. Acontece que eu sou. Eu aprendi há muitos anos a partir da genealogia da tribo Stedman que o Stedmans voltar a Abraão - por meio de Ismael!

Isso faz-me um descendente física - mas não me vangloriando disso. Nós todos somos filhos e filhas espirituais de Abraão, quando recebemos a auto-estima e respeito pela fé, como Abraão, que Deus quis que ele disse. Ele nos dá esse presente em Jesus Cristo, independentemente de qualquer mérito nosso. Assim, tornamo-nos filhos de Abraão, pela fé, e ele é, assim, o pai de todos os que crêem.

Jesus ilustrou este uso da palavra pai, quando disse aos fariseus dos seus dias: "Você pertence a seu pai, o diabo" (João 8:44). Agora, Jesus não quis dizer que, de alguma forma o diabo tinha sido envolvido em sua concepção. O que ele quis dizer é que eles estavam seguindo a filosofia do diabo. Eles estavam concordando com e controlada pela filosofia do diabo, para que eles eram filhos e filhas do diabo.

Da mesma forma, pensar e agir como Abraão, quando confiamos que Deus nos aceita por causa do que Jesus é e tem feito por nós, e não por causa de tudo o que fazemos. Desta forma, Abraão é nosso pai e nós somos seus descendentes espirituais. Paulo diz que isto é verdade para aqueles que são circuncidados, e ainda que continuam a acreditar em Jesus, e é verdade da circuncisão (os judeus), que também andam nas pisadas da fé de Abraão. Então os judeus não são salvos por serem circuncidados, pois eles são salvos por confiar em Deus.

Este é o grande segredo da vida. O que isso faz uma mudança em nossa motivação, se sabemos que não temos de ganhar o amor de Deus, o favor de Deus, o perdão de Deus. Já é nosso! Nós não temos que ganhá-la, ele é nosso todos os dias. Eu sei que nada nos fará mais livres do que isso. Nós não precisamos de ter o nosso sentimento de pena das outras pessoas. Nós não precisamos de manobrar e manipular e inteligente mostra-nos como pessoas de alguma importância. Nós somos libertos do que isso. Nós já temos a pé só que já conta - a nossa posição diante de Deus. Assim, podemos relaxar e amar as pessoas sem exigir nada em troca. Isso é o que o cristianismo tem tudo a ver

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem, deixe aqui seu comentário.