9. A FÉ DO NOSSO PAI (Romanos 4:13-25)


Por Ray C. Stedman
A fé é uma coisa simples, mas às vezes é difícil de compreender. Muitos estão confusos sobre o assunto. Alguns pensam que a fé não é nada favorável, mas mental para uma verdade que se você acredita que uma coisa é verdade, então você está exercitando a fé. Mas a fé é mais do que simplesmente acreditar em algo é verdadeiro. Outros acreditam que a fé é um sentimento, um sentimento de confiança. Se você tem confiança, você tem muita fé, se você não tem confiança, então você tem pouca ou nenhuma fé. Sua fé depende de quanto o sentimento que você pode reunir. Mas isso não é fé verdadeira, e tal definição engana muita gente. Alguns pensam que a fé é realmente um tipo de auto-engano. Mark Twain disse que a fé é acreditar naquilo que você sabe que é falso. Há pessoas que realmente tentar acreditar em algo que sabem ser falsa. E falam-se em acreditar que ele e chamá-fé. Se você realmente quer saber o que a fé é, você tem que ver isso em ação. É por isso que Paulo, em Romanos 4, traz em Abraão, o homem de fé. Abraão é de nenhuma maneira o único homem que tem fé, mas ele é eminentemente qualificado como um homem de fé. Ao olhar para Abraão, você pode aprender o que é fé. Na primeira parte do capítulo, olhou para a justiça de Abraão. Agora vamos olhar para a fé de Abraão. Os pontos apóstolo fora quatro coisas sobre a fé de Abraão. Primeiro, vamos olhar para o oposto da fé que a fé não é. Às vezes, a melhor maneira de aprender o que é uma coisa, é aprender o que não é. Em segundo lugar, vamos olhar para os efeitos da fé - o que a fé faz, o que ele realiza. Então, vamos olhar para o que a fé realmente é - a natureza da fé. Por último, vamos considerar os beneficiários da fé, ou aqueles a quem a fé ajuda. The Promise Worthless Vamos começar com o que a fé não é. Não foi através do direito que Abraão e seus descendentes receberam a promessa de que seria herdeiro do mundo, mas pela justiça que vem pela fé. Pois, se aqueles que vivem na lei são herdeiros, a fé não tem valor ea promessa é inútil, porque a lei traz a ira. E onde não há lei não há transgressão (4:13-15). Aqui Paulo nos diz que a fé não está tentando obedecer e cumprir algum tipo de lei. Não é fazer o nosso melhor para tentar viver de acordo com algum padrão. Essa é a lei, e não importa o que a lei seja ou de onde veio, tentando o nosso melhor para viver até que não é a fé. Nesse caso, Paul assinala, não estamos a viver pela fé, estamos vivendo pelas obras. Não é a fé para esperar que Deus nos aceita e nos ama, simplesmente porque nós tentamos o nosso melhor para obedecer a algum padrão. Na verdade, se vivemos nesses termos, veremos que não podemos receber o que Deus quer nos dar. Abraão é prova de que este método nunca vai trazer o dom da justiça. Se pensamos que Deus vai aceitar, amar e perdoar-nos, porque temos esforçado para fazer o que acha que está certo, estamos no caminho errado. Isso nunca vai funcionar, e Paulo diz-nos porquê. Primeiro, observe que Abraão recebeu o presente, a promessa de justiça, muito antes de a lei foi dada. "Não foi por meio da lei", diz Paulo ", que Abraão e seus descendentes receberam a promessa." De facto, se olharmos Gálatas 3:17-18, vemos que Abraão recebeu o dom da justiça de 430 anos antes de a lei foi dada. Portanto, a justiça não veio por lei. Isso é evidente. Segundo, a lei torna a promessa inútil. "Porque, se aqueles que vivem pela lei são herdeiros [da promessa], a fé não tem valor ea promessa é inútil." É importante entender isso. Suponha que alguém lhe diz: "Se você vai levantar-se fora dessa cadeira e começar a voar ao redor da sala, eu lhe darei mil dólares." Você teria que dizer, "Esqueça! Ninguém pode voar por suas capacidades naturais. Você está me pedindo algo que eu não posso fazer." O que a lei exige do homem? Basicamente, ele exige algo que não podemos fazer. Ele nos pede para amar. Esta é toda a lei nos pede: amar a Deus com todo nosso coração, força e mente, e ao nosso próximo como a nós mesmos. Trata-se de todos os Dez Mandamentos perguntar, que eu agir de amor o tempo todo, sem falhar. Simples, não é? Jesus disse que o amor é o cumprimento da lei. Quando eu amo as pessoas, eu faço o que a lei exige. Não diga que por não estar zangado com eles ou não, ferindo-lhes que estou amando-os. O amor é uma coisa positiva. O amor está chegando, ea lei exige que eu chegar no amor. Se eu não puder fazer isso, a promessa que vem com a lei é inútil. A promessa é: "Faça isso e viverá." Se eu obedecer a lei, Deus vai me aceitar como justo. Worth, valor e aprovação será dada para mim, porque eu ganhei deles fazendo o que a lei exigia. Mas se eu não posso, então, a promessa é inútil. Não podemos amar a todos, e nós não. Nós não podemos amar a Deus como deveríamos. Não é apenas que não vamos, mas não conseguimos. Portanto, a lei é inútil em obter a promessa. Mas Paulo não pára por aí. Ele dá uma outra razão porque você nunca será capaz de obter justiça, tentando satisfazer os requisitos da lei: A lei traz a ira. Na verdade, castiga-lo se você não está à altura. Isto é o que encontramos na experiência, a lei traz a ira. Ira, como vimos em Romanos 1, é a remoção de Deus de toda a proteção divina e apoios de modo que estamos livres para fazer o que queremos e temos o nosso próprio caminho. CS Lewis sabiamente disse que todo o mundo é composto de apenas dois tipos de pessoas: aqueles que dizem a Deus ", se a Tua vontade" e aqueles a quem Deus está dizendo: "Tua vontade seja feita". When God removes the restraints we begin to fall apart. Wrath sempre resulta na desintegração da personalidade humana. Vazio, sem sentido, solidão e inutilidade possuem porque nos sentimos abandonados e perdidos. Nós não sabemos para onde se virar, e desespero e depressão pressionar fortemente para baixo em nós. Isso sempre acontece quando a ira vem dentro A lei traz a ira. Assim, quando procuramos viver sob a lei sofremos desorientação humana (ira), como resultado. Paul amplifica isso dizendo: "Onde não há lei, não há transgressão." Onde não há lei, as pessoas não deliberadamente desobedecer a Deus, pois eles desobedecem na ignorância. Eles continuam a morrer, eles simplesmente não sei por quê. Há muitas pessoas que hoje se enquadram nesta categoria. Acho jovens que estão vivendo em imoralidade, que vivem juntos sem casamento, com toda a inocência de qualquer transgressão. Acredito que muitos deles realmente não tenho idéia não há nada que seja prejudicial ou destrutivo ou errado sobre isso. Alguns realmente acha que sua ação não é feri-los ou qualquer outra pessoa. Essa atitude é muito comum em nossos dias. O que essas pessoas é a falta de luz. Eles ainda não aprenderam que o que estão fazendo apenas se desintegra sua personalidade. Eles não vêem que destrói em muitas formas sutis e certo, e que acabará por levá-los à morte eo inferno. O que Paulo quer dizer quando diz: "Onde não há lei, não há transgressão", é que a morte eo inferno estão a prejudicar se eles sabem ou não. Ele vai expandir essa idéia no capítulo 5, pois ele diz que o pecado reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que ainda não havia transgredido (de acordo com a transgressão de Adão). Por isso ele quer dizer que eles estavam agindo na ignorância, e eles ainda estavam caindo aos pedaços. Quando a lei entrar em vigor, faz-me consciente do que está errado. Em um sentido, que só torna ainda pior, porque então eu posso começar a desobedecer deliberadamente o que Deus diz, e que trará mais ira. Mas a lei também traz esperança, porque quando as coisas ficam ruins o suficiente, estamos prontos para transformar o que pode entregar: a fé na obra de Jesus Cristo. É por isso que a lei nunca nos trará justiça. Sincero, dedicado tentativas de obedecer à lei não são fé. Abraão é prova disso. Cumpridas pela Fé Em seguida, vejamos os versículos 16 e 17, que nos dizem que a fé faz: Portanto, a promessa vem pela fé, de modo que pode ser pela graça e pode, garantiu a todos os descendentes de Abraão - não apenas para aqueles que são da lei, mas também para aqueles que são da fé de Abraão. Ele é o pai de todos nós. Como está escrito: "Eu fiz-lhe um pai de muitas nações" (4:16-17). Aqui é a fé em ação. Se a lei não pode alcançar a justiça, a fé que fazer? Primeiro, a promessa vem pela fé. Nós realmente obter aquilo que desejamos, esse sentido de ser aprovado e amado e querido e aceito antes de o próprio Deus. Nós somos uma parte de sua família e somos perdoados de todo o passado. Tudo isto é conseguido através da fé, e não por tentar ganhá-lo. A promessa vem pela fé. O que funciona não podia fazer, a fé faz. A promessa inclui não só a auto-estima pessoal diante de Deus, que Abraão tinha conseguido, mas faz também um herdeiro de todo o mundo. O apóstolo diz: "Todas as coisas são suas... E você é de Cristo, e Cristo é de Deus" (1 Coríntios 3:21,23). A promessa também diz que você vai ser habitado, como Abraão, com o Espírito Santo de Deus. Gálatas 3 deixa claro que Abraão recebeu essa promessa pela fé, nós recebê-lo da mesma forma que Abraão fez. Assim também a fé obtém a promessa. A fé segunda coisa que faz é introduzir o princípio da graça. Lei e graça ate opostos um ao outro em determinados aspectos. Eles não se anulam mutuamente, eles simplesmente fazer duas coisas diferentes. Precisamos tanto, precisamos de lei e nós precisamos da graça. Nunca dizer: "Eu estou debaixo da graça, pois não tenho necessidade de lei". A Bíblia nunca toma essa posição. É o direito que me ajuda a entrar de graça, e sem que eu nunca chegaria. Mas a lei ea graça não têm as mesmas funções. É a graça que garante a promessa. Agora, qual é a graça? Há muitas maneiras de defini-lo. I love this one: Riquezas de Deus em Cristo Despesa É o enriquecimento de nós não merecemos. É toda a riqueza da vida - amor, alegria, paz, ea realização do anseio do coração - que nos foi dada como um dom. Há um antigo hino que diz assim: "Faça isso e viva!" a lei exige, Mas me dá nem pés nem mãos. A palavra melhor sua graça doth trazer. Ele oferece-me voar, mas me dá asas. A lei condena, a graça permite. Se você e eu tinha que ganhar a nossa posição diante de Deus - não apenas no início de nossa vida cristã, mas a cada dia durante todo nós certamente falhar em algum lugar ao longo da linha. Se dependesse de nós, em algum lugar que ele iria estourar e perder a coisa toda. Mas se ele vem pela graça, se é puramente um dom, e não dependem de nós em tudo, mas a Deus sozinho, então é garantido que todos os descendentes de Abraão. Assim também a fé nos traz o princípio da graça, o que garante a promessa de todos os que crêem. Agora chegamos ao coração da passagem, nos versículos 17 a 20. Estamos prontos para considerar que a fé realmente é. Ele) (Abraão é nosso pai, à vista de Deus, em quem ele acreditava - o Deus que dá vida aos mortos e chama as coisas que não são como se fossem. Contra toda a esperança, Abraão acreditou na esperança e assim se tornou pai de muitas nações, tal como tinha sido dito a ele: "Assim será a tua descendência." Sem enfraquecer em sua fé, ele enfrentou o fato de que seu corpo foi tão bom como mortos - uma vez que ele foi de cerca de uma centena de anos - e que o útero de Sara também foi morto. No entanto, ele não vacilou por incredulidade quanto à promessa de Deus. . . (4:17-20). Paulo nos dá três coisas que nos dizem que é a fé. O segredo, diz ele, é o objeto da fé. Em seguida, ele nos mostra os obstáculos à fé. E então ele nos diz que os objectivos da fé - onde a fé nos trará. A Qualidade de Nossa Fé Abraão, diz Paulo, creu em Deus. Deus era o objeto de sua fé. A qualidade da nossa fé depende do objeto em que temos confiança. A quantidade de fé que tenho não tem nada a ver com isso. É por isso que Jesus nos disse que mesmo que tenhamos apenas um pouco de fé, como um grão de mostarda, que irá trabalhar. O objeto de nossa fé é a única coisa importante. Eu posso sair para o trabalho amanhã e sair para a entrada de automóveis com o máximo de fé que quando eu entro no meu carro e na rua meu carro vai funcionar exatamente como foi trabalhar hoje. Mas pode ser que quando estava estacionado alguém tirou as calotas e removidos os parafusos da lug das rodas dianteiras e, em seguida, colocar as calotas de volta para que eu não consigo ver nenhuma diferença. Isso pode ter acontecido. E embora eu tenho a maior confiança de que meu carro está indo para o trabalho corretamente, quando eu chegar na rua e virar a esquina, mais cedo ou mais tarde, as rodas da frente vão cair. Eu poderia acabar morto - morto pela fé! Por outro lado, eu posso ter se preocupado um pouco com o que acabo de dizer, e talvez eu saio para o meu carro e tirar as calotas e examinar os parafusos de orelha para se certificar de que eles estão lá. E mesmo assim não pode ser demasiado confiante, eu possa começar o meu carro e timidamente estabelece o caminho, ainda pensando que algo poderia dar errado. Mas se ninguém tem mexido com ele eu estou perfeitamente seguro - apesar de eu ter pouca fé - porque o objeto da minha fé é forte. É por isso que não devemos falar sobre a nossa fé, devemos falar em vez sobre o Deus em quem a nossa fé é fixo. Isto é o que Abraão olhou. Não é uma questão de como pouco ou quão grande é a nossa fé, é uma questão de como o nosso Deus é grande! Que tipo de Deus ele está? Duas coisas sobre o Deus de Abraão ajudou tremendamente. Primeiro, ele é o Deus que dá vida aos mortos - o Deus que faz coisas mortas ao vivo, o Deus que traz à vida novamente coisas que uma vez estava vivo, vibrante, cheia de vida, mas que morreram e tornar-se impossível. Segundo, ele é o Deus que "chama as coisas que não são, como se fossem". Coisas que Ele chama à existência que não existem. Ele é um Deus criador. O livro de Gênesis registra que Deus disse, "Haja ..." e lá estava. Mais e mais, por uma semana, Deus disse: "Haja ..." e lá estava. Depois de seis dias, ele descansou. Este é o tipo de Deus, Abraão tinha - o Deus que deu vida aos mortos e que chamou à existência coisas que não existiam. Nesse Deus que fixa a sua fé. A fé de Abraão deu certo porque o objeto da sua fé era capaz de fazer tudo o que ele disse. Obstáculos Agora vamos olhar para os obstáculos à fé. Sempre que somos chamados a exercitar a fé, não haverá obstáculos. Abraão nos ensina isso. Há obstáculos terríveis, e Abraão enfrentou dois deles. Primeira circunstâncias, não havia esperança. "Contra toda esperança, Abraão, na esperança believedÉ" Ele também diz no versículo 20: "Contudo, ele não vacilou [cambalear ou] por incredulidade quanto à promessa de Gode" Isto é, a promessa em si era o segundo obstáculo para a fé, porque tinha tais possibilidades surpreendentes. Era bom demais para ser verdade! Que Deus faria dele o herdeiro de todo o mundo e dar-lhe uma posição diante de Deus que ele não merecia era inacreditável. Era bom demais para ser verdade, então isso foi um obstáculo para a fé. Não é interessante? Há dois obstáculos para a fé: as circunstâncias sem esperança e possibilidades surpreendentes. Vamos ver o que Abraão fez com eles. Quais foram as circunstâncias desesperada Abraão enfrentou? Paulo diz-nos que havia dois: o corpo de Abraão e ventre de Sara. Corpo de Abraão tinha cem anos e foi morto sexualmente. A promessa de Deus pendurou no fato de que deve haver um filho nascido a Abraão e Sarah. Através dessa criança todas as nações do mundo seria abençoado por Abraão. E, mais importante ainda, por que a criança viria a Semente, Jesus Cristo, a quem Abraão viu e alegrou-se e em que tornaria possível o dom da justiça. Tudo pendurado sobre o nascimento de um bebê. Abraão olhou para as circunstâncias e viu o corpo de cem anos de idade e aridez do ventre de Sara. Ela tinha noventa anos de idade e nunca tinha tido um bebê. Eles haviam tentado por anos e anos e nenhum bebê havia chegado. Estas foram as circunstâncias desesperada. Agora, aqui está a beleza da fé de Abraão: Ele enfrentou os fatos. Eu adoro isso. Paulo diz: "sem enfraquecer em sua fé, ele enfrentou o factÉ" Muitos de nós pensam que a fé é fugir dos factos - o escapismo, uma espécie de idealismo sonhador que nunca olha para os fatos, uma espécie de irrealista aventurar em que você espero que tudo é indo trabalhar para fora. É que nunca! Abraão olhou para os fatos - o seu cadáver e aridez do ventre de Sarah - e enfrentou-las de frente. Ele sentou e pensou sobre ele, e ele viu que a situação era desesperadora. Não havia nenhuma chance a todos! Seu corpo era de uma centena de anos e ventre de Sara tinha noventa anos de idade e nunca ter filhos. Ela estava longe da idade de procriação. Era impossível. Não havia esperança, Abraão ainda acreditava na esperança. Como? Quando ele olhou para seu corpo morto ele se lembrou que tinha um Deus que ressuscita os mortos. E quando pensava ventre estéril de Sara, ele se lembrou que tinha um Deus que chama à existência as coisas que não existem. Que tomaria conta de tudo, não é? E assim, contra toda a esperança, acreditou na esperança, por causa do Deus em que sua fé foi corrigido. Então ele fez uma outra coisa. Não é mencionado aqui, mas isso sempre me intrigou. Ele disse a Sarah o que Deus havia dito. Tenho muitas vezes desejei que eu poderia voltar na história e observar certos momentos, e este é um deles. Eu adoraria ter sido um bug na parede da barraca quando Abraão chegou a dizer Sarah esta notícia! Quando ele entra, ela diz: "Bem, querida, seus ovos estão prontos. O que você está fazendo?" "Ah, eu tenho tido devoções, e que é um momento maravilhoso que eu tinha! Deus me disse algo." "Bem, o que foi?" "Bem, eu realmente não sei como pôr isto, é melhor você se sentar. Deus me disse algo muito surpreendente que vai acontecer a nós." "Isso é interessante", diz ela. "O que é isso?" Assim como um homem, Abraão blurts it out: "YouAre vai ter um bebê!" "What?" "Isso é o que Deus disse. Você vai ter um bebê." "O quê, eu?" "Sim, você." "Abraão, que parou na loja de vinhos em seu caminho de casa esta manhã?" E Sarah riu. Ele diz isso em Gênesis. Sarah riu, "Ha! Deus disse que eu vou ter um bebê!" Mas, então, Sarah fez outra coisa. Deus tinha dito algo a Abraão que se aplica também a Sara, e Abraão deve ter dito a ela. Estou convencido de Sarah deve ter feito um pouco de placa e colocá-lo em cima da pia da cozinha e meditei sobre o que Deus disse: "Existe algo demasiadamente difícil para Deus?" Quando Deus diz que ele vai fazer alguma coisa, há alguma coisa demasiado difícil para ele? E você sabe, quando Sarah começou a se sentir grávida, sua fé, apoderando dessa promessa novamente. Quando o bebê chegou, Sarah era uma mulher de fé, porque tinha sido o pensamento de Deus para quem nada é muito difícil. Existe a fé de Abraão. Essa é a forma como ele lidou com a situação desesperadora. Como ele lidar com as possibilidades de escalonamento? É inacreditável que todas as nações seriam abençoadas através dele. Ele seria o herdeiro do mundo, ele seria chamado o amigo de Deus. Poderia ser? Mas Abraão lembrou que tinha um Deus que dá vida aos mortos e um Deus que chama a existência coisas que não existem. E assim ele acreditava. Escalonamento como as possibilidades eram, eles não cambalear por causa de Abraão, o Deus em quem ele acreditava. A fé cresce Nos versículos 20 a 22, encontramos o objectivo de fé. O primeiro está no versículo 20: ... mas (ele) foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus. Sua fé foi feita forte. A fé cresce, assim como Jesus disse que iria. Se tiverdes fé como um minúsculo grão de mostarda, mas o objeto da sua fé é de confiança e prometeu fazer alguma coisa, então exercitar sua fé e ele irá crescer. Obedeça! Abraão fez, e como ele acreditou e obedeceu, foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus. A fé nunca glorifica o homem, que glorifica a Deus. É Deus que age, não o homem. O que é feito não é algo que fazemos em nome de Deus, é Deus quem faz isso por nós e através de nós, em seu próprio nome. Deus é, portanto, agradeceu, e Deus é glorificado. Assim também a fé cresce, e glorifica a fé. No versículo 21 Paulo diz que Abraão também foi Éfully convencido de que Deus tinha poder para fazer o que ele tinha prometido. É por isso que "isso lhe foi creditado como justiça." A fé nos fundamentos da verdade, como fez Abraão. Ele estava certíssimo. Esta é a fé que lhe foi creditado como justiça. Fé agarra a promessa. A fé se apodera do que Deus tem oferecido. Como a fé de Abraão cresceu, ele agarrou a promessa e encontrou-se amado e aceito por Deus, um amigo de Deus. Finalmente, versículos 23 a 25 de lidar com os beneficiários da fé: As palavras "que foi creditado a ele" não foram escritos para ele sozinho, mas também para nós, a quem a justiça de crédito Deus - para nós que cremos naquele que ressuscitou Jesus, nosso Senhor dentre os mortos. Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação (4:23-25). Isso aconteceu há dois mil anos antes de Paulo, mas Paulo diz que Deus não queria escrever estas palavras para Abraão sozinho. Para quem eles eram escritas, então? Para nós hoje. Nós olhamos para a fé de Abraão e dizer: "Essa foi a fé extraordinária". Paulo diz que não era, era a fé comum. Qualquer pessoa pode exercitar a fé, como se eles querem. Eu posso ter a justiça, também. Eu posso ser um amigo de Deus, aceitaram antes dele, com mérito e valor aos seus olhos não apenas uma vez como eu começar a minha vida cristã, mas a cada dia, tomando a fresca da sua mão. Estou perdoado dos meus pecados, o restabelecimento, a cada dia de novo e de novo - mil vezes por dia, se eu precisar. Tudo o que Abraão tinha - as promessas de ser herdeiro do mundo, a morada do Espírito - são nossos também. Este versículo diz que o dom da justiça é para aqueles "que acreditam no que ressuscitou Jesus, nosso Senhor dentre os mortos." Ele ainda é o Deus da ressurreição, o Deus que pode levantar dos mortos. "Ele foi entregue à morte pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação". Assim vivemos por sua morte e pela sua vida. Agora, se nós acreditamos no Deus que ressuscitou Jesus dos mortos, e estamos prontos para viver em função de sua morte e sua vida por nós, nós, como Abraão, são herdeiros de todo o mundo. Todas essas coisas são nossas, diz Paul. A habitação do Espírito é concedida a nós a cada momento, e dia após dia, toda a nossa vida longa. E nós, como Abraão, são os amigos de Deus. Se eu tenho um Deus que pode levantar dos mortos, e que pode chamar à existência as coisas que não existem, eu vou ser uma pessoa muito emocionante de viver. Eu nunca sei quando uma coisa que está morta e monótona e sem vida podem ser tocados pela graça de Deus e trouxe a vida novamente. Quando algo que eu não poderia esperar - algo que não existe agora, mas que serão chamados à existência do Deus que chama à existência as coisas que não existem - quando uma coisa é prometido por um Deus como este , a vida é uma aventura. Não temos esse tipo de fé?

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem, deixe aqui seu comentário.