O justo viverá da fé

Quando se fala em justiça para uma vida melhor, é natural que pensemos na justiça segundo o ponto de vista dos homens. E, sem dúvida, ninguém poderia ir contra o esforço que a sociedade faz para aperfeiçoar suas leis em busca de uma melhor justiça para todas as pessoas. Que sigam nesse esforço. Mas, ao dizer que o justo viveria da fé (Romanos, 1:17), Paulo estava se referindo a um outro tipo de justiça, aquela que vem pela fé no Filho de Deus. Infelizmente a justiça da fé é muito pouco compreendida pelos crentes, que a confundem com a justiça da lei.

Pode parecer que se está fazendo chover no molhado, que o assunto já foi devidamente discutido; mas a triste situação em que se encontram as igrejas cristãs, envolvidas com obras e obras, mostra que não são muitos os que compreendem o que quer dizer ser livre e justificado pelo espírito de Cristo. Se eles necessitam de obras para sustentarem sua fé, naturalmente não foram considerados justos. Os justos não precisam de nenhuma obra para agradar a Deus.

Ao conhecermos a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, não podemos deixar de aceitá-Lo sem qualquer restrição, nem pensar que ao presenteá-Lo com alguma dádiva desse mundo, estamos facilitando a nossa salvação. Tal coisa não é verdadeira. Ao contrário, é uma enganosa obra do diabo. Estamos impregnados do espírito que guiava os judeus nos tempos de Cristo. Achamos que ofertas, dízimos e obrigações, são agradáveis a Deus e que, de algum modo, é possível facilitar nossa entrada no Reino. É preciso mudar essa postura em ritmo de urgência e, já que não é possível mudar as igrejas, mudemos os corações. Afinal, da soma dos corações, constitui-se a igreja. De outro modo, seremos surpreendidos pelos eventos que vão transformar o mundo. Não teremos as mínimas condições de receber o testemunho de Cristo, para mostrar aos homens que é chegado o dia do Senhor.

É evidente que não estamos negando a necessidade dos crentes ampararem as obras da igreja com dízimos, doações, ofertas etc. Sabemos que a igreja precisa de recursos para pagar suas contas e o pastor, quando se dedica a administrar a casa do Senhor, deve receber seu salário. Comete pecado quem não ajuda a igreja? Pecado não, pois não se trata de uma questão de mandamento. Mas, que o crente que não ajuda está dando um atestado a favor de sua má vontade, isso não há dúvida. E, lá em cima, costumam olhar os corações antes de despacharem bênçãos. Se as obras de Deus são colocadas em segundo plano, como frequentemente se vê, não pensem que o Senhor favorecerá quem assim procede. Ajude a igreja de Cristo e peça a Deus que te permita faze-lo com alegria no coração (sem a qual, a sua oferta não valerá coisa alguma).

Ao ser crucificado no Gólgota, Jesus chamou para si todos os nossos pecados, enfermidades e tribulações. Mas morreu por quem? Por todos? Por todos não. Por nós, que cremos no seu nome e que o aceitamos de coração como a razão das nossas vidas. “Aceitar Jesus” é uma frase dita tantas vezes que as pessoas já não lhe dão muita importância. Porém, tem um imenso valor. Aceitar Jesus quer dizer renunciar a si mesmo e morrer com Ele todos os dias, para que seja possível nascer de novo, para uma vida sem pecados, sem traumas, sem dor de consciência.

Antes de sermos “salvos” éramos escravos da lei e de suas condenações. Quantos pecados foram cometidos em ações, em pensamentos; pecados que conhecemos e que desconhecemos; quantas coisas constituíram o fardo pesado das nossas angústias. Nos tempos idos, se pensava que oblações poderiam livrar o homem dos tormentos, mas como não podiam; aquele que sofria, tinha de ofertar muitas vezes. Mas, Cristo veio e fez a derradeira oferta, o sacrifício eterno, o dízimo maior. Todas as oblações foram ajuntadas em Jesus e, depois Dele, ofertar pelos pecados é ofender e envergonhar sua cruz.

A fé em Jesus Cristo aniquila o pecado e assim, torna justo o pecador, como se ele nada tivesse feito que ofendesse a Deus. Somos justificados pela fé e doravante, por meio dela andaremos. Por ela enfrentaremos lutas e seremos vitoriosos; por ela seremos perseguidos, mas com livramento; por ela viveremos todos os instantes de nossas vidas nesse mundo; por ela, entraremos no outro mundo e nunca mais voltaremos ao pecado. O justo viverá da fé; da fé em Jesus Cristo.

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” - (Isaías, 53:4-7)

A Palavra de Deus

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem, deixe aqui seu comentário.